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Como a idwall ajudou Olist a reduzir burocracia do processo de cadastro e aprimorar a experiência dos clientes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Desde 2017, quando contratou a solução de Background Check da idwall, o Olist reduziu os principais pontos de gargalo do processo de cadastro de novos clientes. A experiência para o usuário foi aprimorada com a diminuição do tempo necessário para conclusão do cadastro.

O Olist é uma solução de vendas profissional, desenvolvida para empresas que querem aumentar seu faturamento online, permitindo a entrada dos lojistas de todos os tamanhos nos principais e-commerces. Impulsionado pela pandemia, o número de lojas online aumentou 40,7% em 2020, comparado com o ano anterior. Anunciar em marketplaces é uma oportunidade para que essas empresas atinjam novos públicos e aumentem suas vendas. Com isso, o serviço do Olist se tornou ainda mais relevante.

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Todos os meses a empresa recebe milhares de novos cadastros e precisava tornar esse processo mais fluido para os clientes, além de reduzir os riscos para o negócio. Depois de contratar a idwall, o Olist conseguiu reduzir seu cadastro de mais de 20 campos para apenas 4.

Como o Background Check da idwall diminuiu as taxas de abandono de cadastro da Olist

De acordo com Leonardo Dabague, diretor de operações do Olist, antes de se tornar cliente da idwall, em 2017, a empresa tinha um processo de cadastro bastante extenso. Os clientes perdiam muito tempo nessa etapa, o que aumentava as chances de abandono.

A integração com a idwall permitiu que a taxa de abandono de cadastro fosse melhorada substancialmente. Também vimos que a normalização e a consistência do cadastro deixaram de ser exceção ou de dependerem do preenchimento manual do cliente”, completa Dabague.

Com a contratação do Background Check, o Olist conseguiu reduzir o tempo que os clientes gastavam para se cadastrar. O procedimento passou a ser feito tão rápido que foi batizado internamente de “signup miojo”, fazendo referência ao macarrão instantâneo que leva apenas três minutos para ficar pronto.

No processo otimizado, o Olist solicita apenas alguns dados básicos para o usuário, como login e CNPJ da empresa. Depois de passar por consultas automatizadas, apenas os clientes que apresentarem alguma pendência precisam enviar documentos complementares para validação do cadastro.

As consultas automáticas permitem que o Olist facilite e acelere o processo para as empresas que já foram validadas. “A idwall resguarda um KYC (Know Your Client) completo que nos ajuda a conhecer o nosso cliente sem precisar pedir informações burocráticas ou desnecessárias para ele”, explica Dabague.

Olist e idwall se conectaram por meio do 500 Startups. Os CEOs e fundadores das duas empresas – Lincoln Ando, da idwall, e Tiago Dalvi, do Olist – fazem parte do fundo. A idwall chamou a atenção do Olist pelas possibilidades que seu produto oferecia na época. Dabaque conta que “a idwall tinha disponibilidade das informações dos clientes via API, algo praticamente exclusivo para a época”.

A solução da idwall permite que as empresas ofereçam um processo de onboarding mais simples e ágil, substituindo o preenchimento por soluções automatizadas, como a extração de dados via OCR.

A melhoria nos processos de cadastro e a validação ajudaram o Olist a escalar o negócio com sucesso e segurança, além de aumentar o fluxo de novos usuários, reduzindo a burocracia.

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