Logo E-Commerce Brasil

Comissão Europeia propõe adiar reforma do e-commerce para 2021

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Comissão Europeia publicou uma proposta legislativa para adiar a data de implementação do pacote de comércio eletrônico do IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) por seis meses — 1º de janeiro de 2021 a 1 de julho de 2021.

A decisão da Comissão é mais provável após a solicitação de alguns países da União Europeia (UE) adiaram a data da inscrição, devido ao fato de que seus sistemas de TI não estarem prontos até o final deste ano, sobretudo por conta da pandemia da Covid-19.

A proposta inclui um adiamento dos seguintes elementos do pacote de comércio eletrônico do IVA adotado em dezembro de 2017:

  • O balcão único de IVA, cujo objetivo é permitir que todas as empresas que vendem mercadorias a seus clientes online lidem com suas obrigações de IVA na UE por meio de um portal online fácil de usar em seu próprio idioma.
  • A abolição da isenção de IVA na importação para pequenas remessas (avaliadas em menos de 22 euros) e a declaração de IVA no balcão único de importação.
  • Regras sobre mercados considerados fornecedores em relação ao IVA. Essas regras tornam os mercados online responsáveis ​​por garantir a cobrança do imposto nas vendas em suas plataformas, feitas por empresas de países fora da UE a consumidores do bloco. Isso inclui vendas de mercadorias já armazenadas por empresas não pertencentes à UE em armazéns sediados na região.
  • O Parlamento Europeu e o Conselho foram informados sobre a proposta, que exigirá a adoção no Conselho por unanimidade, de acordo com o processo legislativo da UE previsto para questões de IVA. O comércio eletrônico na Europa espera uma rápida adoção pelo Conselho, a fim de proporcionar segurança jurídica essencial a todos os participantes do comércio eletrônico.

Leia também: Google é multado em R$ 6,4 bi pela UE por bloquear anúncios de concorrentes

As informações são do Ecommerce Europe