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Com maior custo operacional, Carrefour Brasil vê e-commerce triplicar após coronavírus

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

No último mês, o Carrefour Brasil viu seu comércio eletrônico mais que triplicar como resultado das medidas de isolamento social para conter o novo coronavírus. De acordo com o diretor presidente da empresa, Noël Prioux, o crescimento aconteceu independente do aumento dos desafios operacionais em meio à pandemia.

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Em apenas 15 dias a subsidiária do grupo francês Carrefour tomou 240 decisões para responder ao crescimento da demanda nas lojas físicas e online no Brasil. Elas incluem novas medidas sanitárias para proteger empregados e clientes, além de contratações e congelamento de preços.

“Antecipamos algumas ações porque já tínhamos experiência com essa epidemia na Europa, onde começou algumas semanas antes. Agora já estamos até compartilhando iniciativas do Brasil com a França”, disse o diretor presidente Noël Prioux em entrevista na sexta-feira.

Com cerca de 3 mil funcionários afastados das funções por pertencerem ao grupo de risco ou apresentarem sintomas de coronavírus, o Carrefour Brasil abriu 4 mil vagas temporárias — e planeja contratação de mais 1 mil nos próximos dias, segundo o executivo. O grupo conta com cerca de 86 mil trabalhadores no país.

Além de medir a temperatura de todos os seus colaboradores diariamente, a empresa testou há cerca de 15 dias o mesmo com clientes nas lojas físicas. A iniciativa, segundo Prioux, foi bem recebida e agora está sendo adotada em todas as 692 unidades de diferentes formatos.

“Ter febre não quer dizer que a pessoa tem coronavírus, mas temos que proteger todo mundo. Então, temos um time que pode fazer a compra para pessoa ou damos máscara e luva para ela mesma fazer”, explicou. “Agora algumas cidades da França, como Nice, adotaram a mesma prática”, acrescentou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrava 22.169 casos confirmados de coronavírus, com 1.223 mortes até 12 de abril.

Negociação com fornecedores

Maior varejista alimentar do país, o Carrefour Brasil também intensificou as negociações com fornecedores para evitar escassez de mercadorias e aumento nos preços de 200 produtos de marca própria até 3 de junho.

“Infelizmente alguns produtores subiram os preços e não podemos aceitar. Estamos aportando volumes e, em troca, nossos fornecedores mantêm os preços”, disse Prioux. Ele destacou oscilações mais bruscas nos preços de feijão, leite, legumes, verduras e frutas.

No segmento de atacarejo, no qual a varejista opera sob a marca Atacadão, ele observou uma “redistribuição de vendas”. A demanda maior foi de pequenos mercados, padarias e outros negócios que se encaixam na categoria de serviços essenciais, compensando o fechamento de bares e restaurantes por decretos municipais e estaduais.

Aumento do e-commerce

Enquanto em supermercados, hipermercados e lojas de proximidade clientes passaram a comprar volumes maiores para sair menos de casa, a frequência de compras aumentou significativamente no comércio eletrônico, destacou o executivo. “Mais que triplicamos as vendas online no último mês. Vemos aceleração principalmente em São Paulo e repetição de compras também, mas não sabemos se vai continuar assim no futuro”, afirmou.

O Carrefour Brasil registrou crescimento de 40% no total de vendas online no quarto trimestre, de acordo com o balanço mais recente, com salto de 405% no e-commerce alimentar.

Aumento nas despesas operacionais

Juntas, alertou Prioux, todas as medidas relacionadas ao coronavírus devem elevar as despesas operacionais. Isso, por sua vez, pode compensar o recente aumento das vendas e limitar as margens.

“Vendemos volumes maiores, mas reinvestimos em custos adicionais. A visão que temos hoje é de que a margem não vai mudar e será mais ou menos como antes da crise”, disse Prioux, minimizando ainda o impacto do auxílio de 600 reais concedido pelo governo federal a trabalhadores informais.

As ações do Carrefour Brasil exibiam queda de 0,15% no início dos negócios desta segunda-feira, enquanto o Ibovespa recuava 0,4%. Os papéis da companhia encerraram março praticamente estáveis, enquanto o Ibovespa despencou cerca de 30% no mês.

Fonte Reuters Brasil