China: fábricas enfrentam problemas com pandemia e custo
Para Alex Po e Derek Cheng, cofundadores e designers da marca de moda masculina de Hong Kong Ponder.er, o futuro não é claro. Desde 2020, a marca considera um desafio trabalhar com suas fábricas em Shenzhen, na China. Restrições estritas do Covid-19 e bloqueios imprevisíveis na região causaram graves atrasos no processo de produção da empresa.
“Tivemos atrasos bastante graves na produção no início deste ano, especialmente após o Ano Novo Chinês”, diz Cheng. “Muitas fábricas não conseguiram reiniciar a produção após o feriado.”
A marca, que foi lançada em 2019 por dois graduados da Central Saint Martins, está atualmente produzindo sua próxima coleção outono/inverno 2022 e espera estrear nas lojas em setembro. Certas peças foram canceladas ou atrasadas em até três meses devido à dificuldade de suas fábricas para atender a um acúmulo de pedidos, explica Cheng.
A última onda de restrições do Covid-19 só aumenta uma lista crescente de desafios para marcas emergentes que fabricam na China. Nos últimos anos, “o custo de produção e o custo do material aumentaram significativamente na China, o que pressionou empresas e casas de moda locais e estrangeiras”, diz Po. Os custos de produção aumentaram “pelo menos 30% com o aumento dos salários e dos custos indiretos”, acrescenta. Isso, juntamente com as medidas rigorosas do Covid-19, está afetando o apelo da fabricação na China, mas a logística de realocação para outra instalação de fabricação não é tão simples.
Com a inflação elevando o custo das matérias-primas e uma política de tolerância zero ao Covid-19 forçando o fechamento de fábricas, a fabricação na região pode estar perdendo sua conveniência.
Os fabricantes estão reconhecendo uma mudança de atitude na tentativa de fornecer soluções para as marcas e reter clientes. A fabricante de Xangai, Yotex Apparel, que fabrica predominantemente produtos para marcas de roupas esportivas nos EUA e no Reino Unido, incluindo Sweaty Betty e Gymshark, está absorvendo os custos extras de produção no curto prazo. Em alguns casos, a Yotex Apparel está esperando até dois meses por materiais devido a restrições em andamento, levando alguns de seus clientes a serem forçados a adiar as próximas coleções devido a atrasos nos produtos, explica a gerente de merchandising, Yova Ni. Tomou a decisão de encomendar materiais a granel e armazená-los em seus armazéns para atender a demanda dos clientes.
Analistas dizem que o impacto do Covid-19 na fabricação na China é uma preocupação de curto prazo, já que regiões como Xangai se preparam para reabrir após meses de bloqueio. Um impacto de longo prazo nas marcas ainda está aumentando os custos de fabricação, que vinham aumentando antes da pandemia, como resultado do aumento dos custos de materiais, inflação e aumento dos custos trabalhistas, diz Antoaneta Becker, diretora de economia de consumo do Conselho Empresarial China-Grã-Bretanha. (CBBC).