Para Alex Po e Derek Cheng, cofundadores e designers da marca de moda masculina de Hong Kong Ponder.er, o futuro não é claro. Desde 2020, a marca considera um desafio trabalhar com suas fábricas em Shenzhen, na China. Restrições estritas do Covid-19 e bloqueios imprevisíveis na região causaram graves atrasos no processo de produção da empresa.
“Tivemos atrasos bastante graves na produção no início deste ano, especialmente após o Ano Novo Chinês”, diz Cheng. “Muitas fábricas não conseguiram reiniciar a produção após o feriado.”
A marca, que foi lançada em 2019 por dois graduados da Central Saint Martins, está atualmente produzindo sua próxima coleção outono/inverno 2022 e espera estrear nas lojas em setembro. Certas peças foram canceladas ou atrasadas em até três meses devido à dificuldade de suas fábricas para atender a um acúmulo de pedidos, explica Cheng.
A última onda de restrições do Covid-19 só aumenta uma lista crescente de desafios para marcas emergentes que fabricam na China. Nos últimos anos, “o custo de produção e o custo do material aumentaram significativamente na China, o que pressionou empresas e casas de moda locais e estrangeiras”, diz Po. Os custos de produção aumentaram “pelo menos 30% com o aumento dos salários e dos custos indiretos”, acrescenta. Isso, juntamente com as medidas rigorosas do Covid-19, está afetando o apelo da fabricação na China, mas a logística de realocação para outra instalação de fabricação não é tão simples.
Com a inflação elevando o custo das matérias-primas e uma política de tolerância zero ao Covid-19 forçando o fechamento de fábricas, a fabricação na região pode estar perdendo sua conveniência.
Os fabricantes estão reconhecendo uma mudança de atitude na tentativa de fornecer soluções para as marcas e reter clientes. A fabricante de Xangai, Yotex Apparel, que fabrica predominantemente produtos para marcas de roupas esportivas nos EUA e no Reino Unido, incluindo Sweaty Betty e Gymshark, está absorvendo os custos extras de produção no curto prazo. Em alguns casos, a Yotex Apparel está esperando até dois meses por materiais devido a restrições em andamento, levando alguns de seus clientes a serem forçados a adiar as próximas coleções devido a atrasos nos produtos, explica a gerente de merchandising, Yova Ni. Tomou a decisão de encomendar materiais a granel e armazená-los em seus armazéns para atender a demanda dos clientes.
Analistas dizem que o impacto do Covid-19 na fabricação na China é uma preocupação de curto prazo, já que regiões como Xangai se preparam para reabrir após meses de bloqueio. Um impacto de longo prazo nas marcas ainda está aumentando os custos de fabricação, que vinham aumentando antes da pandemia, como resultado do aumento dos custos de materiais, inflação e aumento dos custos trabalhistas, diz Antoaneta Becker, diretora de economia de consumo do Conselho Empresarial China-Grã-Bretanha. (CBBC).
China: fábricas no pós-pandemia
Os países do Sudeste Asiático estão rivalizando com a China pelo novo hotspot de manufatura. “A fabricação de roupas está se afastando da China para alguns outros países asiáticos”, diz Adam Cochrane, analista de ações de varejo e luxo do Deutsche Bank Research. “Ao longo dos anos, bandas como H&M levaram sua produção da China para Bangladesh, Vietnã, Malásia, Indonésia, etc., porque os salários aumentaram 10% ao ano na China por vários anos.” No entanto, ele argumenta que, para algumas marcas, a fabricação na China ainda tem suas vantagens – por exemplo, a logística tende a ser melhor na China do que em outras regiões. Antes da pandemia, levar mercadorias dos portos ao mercado final era um processo muito mais simplificado do que em outros lugares.
Os custos de fabricação na China podem estar aumentando, mas Becker, do CBBC, diz que a realidade é que alguns fabricantes têm cadeias de suprimentos globais altamente integradas que não podem ser facilmente transferidas para o Reino Unido ou o sul da Ásia. “Provavelmente é mais fácil se deslocar pela China continental”, diz ela. “Quando leva anos para construir a cadeia de suprimentos e a infraestrutura de suporte, é mais difícil para os países do Sudeste Asiático ou do Sul da Ásia imitar e manter a qualidade do produto.”
Em última análise, não é tão fácil pegar e sair. Atualmente, a Ponder.er não tem planos de transferir sua produção para fora da China, pois isso pode afetar seu crescente impulso na área. “Com nosso estúdio e a maioria de nossos clientes localizados na China, seria desafiador e impraticável transferir nossa produção para fora da China”, diz o cofundador Cheng.
No curto prazo, a marca de três anos diz que implementou novas estratégias para superar as interrupções induzidas pela pandemia. Isso inclui planejar com meses de antecedência e fazer pedidos de maneira mais estratégica – agora, ela leva em consideração os prazos de entrega estimados mais longos e está adquirindo materiais produzidos na China continental em uma tentativa de evitar o aumento dos custos e atrasos de importação.
O efeito que a pandemia está causando atualmente na fabricação na China não é suficiente para diminuir o histórico da região. “A razão pela qual a China é ‘a fábrica do mundo’ é a extensa cadeia de suprimentos e logística de apoio”, diz Mark Tanner, diretor administrativo da China Skinny, uma empresa de pesquisa e marketing com sede em Xangai. “Muitas empresas exploraram a mudança da fabricação da China nos últimos anos, mas descobriram que a infraestrutura de suporte ficou aquém na maioria dos casos”.
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Fonte: Vogue Business