Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

CES 2022: carro que muda de cor e versão mais enxuta do evento

Quinta-feira, 06 de janeiro de 2022   Tempo de leitura: 8 minutos

A CES (Consumer Electronics Show) manteve sua edição presencial e teve início nesta quarta-feira, 5, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento, conhecido mundialmente como sendo um dos maiores sobre tecnologia, acontece diante de um cenário de preocupação devido à variante ômicron do coronavírus que culminou no cancelamento da participação de empresas gigantes, como Amazon e Google.

Entretanto, os organizadores contam com as exigências de vacinação, testes de Covid-19 e uso de máscara para reunir jornalistas, empresários e amantes de tecnologia do mundo todo. Ainda assim, a versão da CES 2022 já é menor do que as edições passadas, com mais de 2.200 expositores este ano – contra 4.500 em 2020.

De maneira híbrida, o evento também pode ser conferido online e deve acabar um dia antes do previsto, na sexta-feira. 

A exposição abrange vários tipos de tecnologias, desde dispositivos que podem otimizar pequenas tarefas diárias, até mesmo máquinas dispostas a solucionar grandes preocupações humanitárias.

Confira algumas das principais novidades destacadas durante os primeiros dias da feira.

Carro BMW que muda de cor

Após provocar o público ao sugerir o conceito algumas semanas atrás, a montadora alemã BMW finalmente revelou a surpresa: um carro camaleão, capaz de mudar de cor. 

Em parceria com a norte-americana E Ink, uma empresa de tecnologia de papel digital, as duas desenvolveram a tecnologia. Chamado de BMW iX Flow, o novo carro usará “a digitalização para adaptar o exterior do veículo a diferentes situações e desejos individuais”, afirma a empresa.

Além da personalização, o exterior variável também contribui para a eficiência do veículo: o exterior branco, em dias quentes, refletiria a luz do sol, e o exterior preto, em dias frios, absorveria a luz solar. “Isso poderia reduzir a quantidade de energia que o veículo usa para aquecer e resfriar o interior”, avalia a E Ink.

Impressora de tatuagem

Essa é para aqueles que sempre quiseram uma tatuagem, mas não tinham certeza se estavam prontos para algo permanente. A Prinker criou uma máquina em que o usuário pode criar suas próprias tatuagens temporárias.

A empresa desenvolveu uma impressora portátil que permite baixar e imprimir desenhos de tatuagem diretamente na pele. O dispositivo vem com um aplicativo em que é possível navegar em uma biblioteca de imagens, escolher a mais adequada e quando estiver pronto é só borrifar uma espécie de primer de pele na parte do corpo que deseja pintar e, em seguida, executar a impressora sobre essa parte. O resultado pode ser facilmente removido com água.

Controle remoto sem pilha

Parece estranho como alguém ainda não havia inventado um controle remoto sem que fosse necessário o uso de pilhas. Mas o lançamento aconteceu durante a CES 2022 pela Samsung com sua nova versão Eco Remote.

Em vez de pilhas, o aparelho pode ser carregado por sinais de radiofrequência, como Wi-Fi. Assim como na geração anterior, também é possível recarregar o acessório com energia solar por meio de um painel que fica na traseira do dispositivo. O controle ainda continua com um botão para receber comandos de voz e atalhos para serviços de streaming.

Imersão ao metaverso

Para ajudar aos usuários a estarem cada vez mais familiarizados com o metaverso, a  subsidiária da Panasonic, Shiftall, exibiu uma gama de novos produtos projetados para esse mundo. 

Ela anunciou três novos produtos: o headset MeganeX VR, o dispositivo de aquecimento e resfriamento vestível vinculado ao metaverso Pebble Feel, e o microfone mutalk que preserva as vozes dos usuários para o metaverso ao mesmo tempo em que interrompe o vazamento de som nas redondezas.

O Pebble Feel é um condicionador de ar pessoal que aquece e resfria o corpo humano com um elemento de alto desempenho que cabe na palma da mão, como uma pedra.

“Ele pode aquecer e resfriar o corpo humano com eficiência, desde a nuca, quando combinado com uma camisa especial ou cinto de apoio”, propõe a empresa.

Vale ressaltar que o metaverso é um espaço digital que permite aos usuários se comunicarem e se moverem virtualmente em seus avatares tridimensionais ou representações digitais. Essa dimensão está sendo vista como o futuro dos negócios e da interação humana.

Console de realidade virtual para PlayStation 5

Ainda no mundo da realidade virtual, a Sony também revelou os detalhes de seu console de de próxima geração para o PlayStation 5. 

“Isso levará os jogos de RV a um nível totalmente novo, permitindo uma maior sensação de presença e permitindo que os jogadores escapem para os mundos dos jogos como nunca antes”, afirma Hideaki Nishino, vice-presidente sênior da empresa para experiência em plataforma. “Com o fone de ouvido e os controles em mãos, os jogadores sentirão uma gama elevada de sensações como nenhuma outra”, complementa. 

O novo console virá com recurso de rastreamento ocular aprimorado. Ele detecta o movimento dos olhos dos usuários, de modo que um simples olhar em uma direção específica pode criar uma entrada adicional para o personagem do jogo.

“Isso permite que os jogadores interajam mais intuitivamente de maneiras novas e realistas, permitindo uma resposta emocional intensificada e uma expressão aprimorada que fornece um novo nível de realismo nos jogos”, conclui Nishino.

Leia também: NRF 2022: 10 lojas em Nova York que mostram o futuro do varejo

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER