O Grupo SBF, dono da marca Centauro, anunciou que foi firmado contrato de compra e venda de quotas representativas do capital social da Nike do Brasil, excluindo determinados ativos como direitos sobre propriedade intelectual. O valor estimado da compra é de aproximadamente R$ 900 milhões.
O valor da transação está sujeito a ajuste considerando o valor de tais ativos na data de fechamento da transação. A operação engloba o capital de giro (incluindo estoque) e determinados ativos fiscais.
Diante disso, a dona da Centauro se tornará a distribuidora exclusiva de produtos Nike, incluindo vestuário, calçados, acessórios e equipamentos no território brasileiro e a operadora direta exclusiva do canal de venda eletrônico varejista por um período inicial de 10 anos.
O grupo se tornará também a varejista exclusiva de lojas físicas Nike, responsabilizando-se pela comercialização de produtos ao consumidor final através de lojas monobrand Nike, podendo abrir e operar lojas Nike no território brasileiro, pelo período inicial de cinco anos.
A Nike do Brasil é responsável pelo comércio atacadista de produtos Nike no Brasil, com receita operacional líquida de aproximadamente R$ 2 bilhões no exercício social encerrado em 31 de maio de 2019.
A SBF Comércio financiará parte do valor a ser desembolsado na transação e contratou o Banco Santander Brasil, o Banco Itaú BBA e o Banco Bradesco BBI para auxiliá-la na estruturação e implementação do financiamento. Segundo a SBF, a transação está sujeita à autorização por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Ações disparam
O mercado aprovou a ousadia: por volta de 11h30, as ações ON da Centauro (CNTO3) disparavam 10,91%, a R$ 48,07 — na máxima, chegaram a ser negociadas a R$ 49,00 (+13,06%), um novo recorde intradiário para os papéis, segundo o site Seu Dinheiro.
Vale lembrar que os papéis da Centauro estrearam na bolsa brasileira em 17 de abril do ano passado, a R$ 12,50 — assim, considerando o desempenho do momento, as ações já acumulam valorização de 280%.
Negócios na América Latina
Além das vendas das operações no Brasil para o Grupo SBF, a Nike anunciou nesta quinta-feira (5) que fechou um acordo para vender suas atividades na Argentina, Chile e Uruguai para o Grupo Axo. A empresa não revelou detalhes financeiros da operação.
O Grupo Axo é distribuidor exclusivo de mais de 30 marcas de roupas no México e no Chile. A empresa já tem uma parceria com a Nike, operando cinco lojas da marca no México.
Segundo a Nike, as vendas das operações no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai permitirá construir um modelo de negócios mais lucrativo, eficiente no uso de capital e que gera valor, além de otimizar as operações nos países.
“A Nike gerencia negócios de distribuição bem-sucedidos ao redor do mundo e a expansão desse modelo no resto da América do Sul ajudará a impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo. Nossos parceiros estão comprometidos em servir os consumidores locais e elevar as experiências digitais e de varejo, além de compartilharem os valores da Nike e o compromisso com funcionários”, disse, em nota, o presidente da área de consumo e marketplace da empresa, Elliott Hill.
Por causa da transação, a Nike deve registrar no terceiro trimestre do ano fiscal de 2020, marcado para terminar no fim de fevereiro, uma despesa extraordinária de US$ 425 milhões com o câmbio, segundo o site Valor Econômico.
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