Quem atua no e-commerce sabe que os maiores desafios no setor são integração, controle de fraudes, geração de tráfego e de relevância para a loja virtual. Para suprir essas demandas, a Rakuten oferece um completo ecossistema de alta performance para os empreendedores virtuais, que inclui a melhor plataforma de e-commerce do mercado.
“O ecossistema Rakuten tem como diretriz única auxiliar o lojista, fazendo com que nossa tecnologia entregue desde a plataforma, passando por pagamentos até a gestão da logística da loja online de maneira personalizada às suas reais necessidades a um custo imbatível no mercado. Desta forma, deixamos o varejista com tempo, tranquilidade e principalmente com mais recursos financeiros para investir naquilo que ele faz de melhor, que é encantar o cliente”, explica René Abe, COO da Rakuten Brasil.
O e-commerce de produtos para casa e decoração Casalandia já sentiu essa diferença em apenas dois meses depois de aderir à plataforma Genesis, período em que detectou um aumento de 100% no faturamento, graças à tecnologia do sistema oferecido pela Rakuten. O proprietário da loja virtual, Bruno Feitosa Ferraz, conta que não tem nem um pouco de saudade da plataforma antiga, que o acompanhou desde sua chegada ao e-commerce, há dois anos e meio.
“Antes da Rakuten, nossa plataforma era quadrada, tinha um layout engessado e funções limitadas. Ela não se integrava ao nosso ERP e não podíamos oferecer cupons de desconto ou múltiplas formas de pagamento. Hoje conseguimos fazer tudo isso”, explica.
Assim, o volume de vendas também aumentou. Hoje, a Casalandia vende 30% a mais do que no mesmo período do ano passado. Para Ferraz, outro benefício da plataforma que fez toda a diferença é o fato da Rakuten não estabelecer limitação de pageviews ou número de produtos catalogados.
O empreendedor à frente da Casalandia acredita que o segredo para uma loja virtual nunca parar de crescer é a incessante renovação do mixde produtos – mais até do que o preço -, algo que só as plataformas mais inteligentes do mercado conseguem manejar.
“No ano passado, tínhamos na loja 300 SKUs (sigla que identifica o número de produtos únicos do catálogo). Hoje, com a nova plataforma, oferecemos 1,5 mil SKUs e a expectativa é que até o final do ano ofereçamos 4,5 mil tipos de itens. Quando decidimos fechar contrato com a Rakuten, não imaginávamos que a diferença seria tão gritante, mas a mudança foi da água para o vinho”, comenta.
Ao se deparar com esses números, os varejistas estritamente físicos podem se surpreender com a expectativa da Casalandia, de aumentar vendas, dobrar faturamento e conseguir multiplicar por 15 o número de SKUs no decorrer de dois anos eminentemente críticos para a economia brasileira. Mas essa tem sido uma constante na trajetória das lojas virtuais que encontraram um fornecedor de tecnologia com expertise para solucionar os maiores gargalos do setor.