O carrinho virtual deixou de ser apenas um espaço para armazenar produtos e passou a ocupar papel central na jornada de consumo dos brasileiros no e-commerce. A maioria (95%) dos consumidores do país utilizam o carrinho como etapa decisiva antes de finalizar uma compra. Para 74%, ele serve para evitar decisões impulsivas, enquanto 72% o encaram como uma espécie de “lista de desejos”, reforçando o caráter emocional da experiência de compra online. Os dados são do Instituto Locomotiva e da Amazon Brasil.

De acordo com a pesquisa, 61% dos consumidores sentem prazer ao adicionar itens ao carrinho e 73% comparam essa prática ao ato de “ver vitrines” em lojas físicas. Cerca de 34% deles afirmam dedicar entre 30 minutos a uma hora nesse processo.
Além do componente emocional, o carrinho também passou a ser uma ferramenta de planejamento financeiro. Entre os entrevistados, 82% usam o recurso para monitorar preços e 76% ajustam os itens conforme o valor total da compra. A prática de esperar por promoções antes de finalizar a compra é adotada por 76% dos consumidores, além de 92% que demonstram interesse em alertas de descontos.
Categorias e decisão de compra
O estudo também revelou as categorias que mais figuram nos carrinhos virtuais dos brasileiros. São elas:
- Roupas e calçados (88%);
- Eletroportáteis e eletrônicos (78%);
- Produtos de higiene e beleza (66%);
- Móveis e decoração (62%);
- Livros e papelaria (53%);
- Brinquedos e jogos (52%);
- Alimentos e bebidas (43%).
Já entre os fatores que mais influenciam a finalização do pedido, estão:
- Frete grátis (95%);
- Promoções e descontos (94%);
- Entregas rápidas e garantia de menor preço (88%);
- Boas condições de parcelamento (75%).
Em contrapartida, os principais motivos que levam à desistência de uma compra incluem frete alto (75%), prazos longos de entrega (62%) e checkout burocrático (35%).
Prime Day
O levantamento ganha destaque com a proximidade do Prime Day, que será realizado nos dias 15 e 16 de julho. A expectativa é de que a ferramenta de carrinho seja ainda mais utilizada pelos membros Prime, que terão acesso a milhares de ofertas em diversas categorias.
“Nós temos a confirmação de uma tendência que também acontece entre os usuários da Amazon: o carrinho de compras evoluiu para uma ferramenta de planejamento e descoberta”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil.