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Carrinho se torna estratégico para consumidores no e-commerce, mostra pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O carrinho virtual deixou de ser apenas um espaço para armazenar produtos e passou a ocupar papel central na jornada de consumo dos brasileiros no e-commerce. A maioria (95%) dos consumidores do país utilizam o carrinho como etapa decisiva antes de finalizar uma compra. Para 74%, ele serve para evitar decisões impulsivas, enquanto 72% o encaram como uma espécie de “lista de desejos”, reforçando o caráter emocional da experiência de compra online. Os dados são do Instituto Locomotiva e da Amazon Brasil.

Carrinho se torna estratégico para consumidores no e-commerce, mostra pesquisa
(Imagem: Envato)

De acordo com a pesquisa, 61% dos consumidores sentem prazer ao adicionar itens ao carrinho e 73% comparam essa prática ao ato de “ver vitrines” em lojas físicas. Cerca de 34% deles afirmam dedicar entre 30 minutos a uma hora nesse processo.

Além do componente emocional, o carrinho também passou a ser uma ferramenta de planejamento financeiro. Entre os entrevistados, 82% usam o recurso para monitorar preços e 76% ajustam os itens conforme o valor total da compra. A prática de esperar por promoções antes de finalizar a compra é adotada por 76% dos consumidores, além de 92% que demonstram interesse em alertas de descontos.

Categorias e decisão de compra

O estudo também revelou as categorias que mais figuram nos carrinhos virtuais dos brasileiros. São elas:

  • Roupas e calçados (88%);
  • Eletroportáteis e eletrônicos (78%);
  • Produtos de higiene e beleza (66%);
  • Móveis e decoração (62%);
  • Livros e papelaria (53%);
  • Brinquedos e jogos (52%);
  • Alimentos e bebidas (43%).

Já entre os fatores que mais influenciam a finalização do pedido, estão:

  • Frete grátis (95%);
  • Promoções e descontos (94%);
  • Entregas rápidas e garantia de menor preço (88%);
  • Boas condições de parcelamento (75%).

Em contrapartida, os principais motivos que levam à desistência de uma compra incluem frete alto (75%), prazos longos de entrega (62%) e checkout burocrático (35%).

Prime Day

O levantamento ganha destaque com a proximidade do Prime Day, que será realizado nos dias 15 e 16 de julho. A expectativa é de que a ferramenta de carrinho seja ainda mais utilizada pelos membros Prime, que terão acesso a milhares de ofertas em diversas categorias.

“Nós temos a confirmação de uma tendência que também acontece entre os usuários da Amazon: o carrinho de compras evoluiu para uma ferramenta de planejamento e descoberta”, afirma Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil.