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Canais tradicionais apresentam maior ROI em campanhas de marketing local

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma parcela de 36% dos executivos sênior dos EUA acredita que os eventos e seminários apresentam o melhor retorno sobre o investimento (ROI) dentre os canais utilizados em campanhas de marketing localizado, de acordo com um relatório publicado em outubro de 2011 pela CMO Council. Dados do estudo “Localize to Optimize Sales Channel Effectiveness” ainda mostram que a mala direta foi o segundo canal mais lembrado neste quesito, com 33%. Apesar de os canais digitais ocuparem as três posições seguintes, a margem que os difere dos primeiros é extensa: um grupo de apenas 22% acredita que as mídias sociais apresentam o melhor desempenho para seus negócios, seguido pelo site da empresa ou de parceiros (21%) e a comunicação através de dispositivos móveis ou outros aparelhos eletrônicos (18%). De acordo com o CMO Council, estes canais são altamente adaptáveis e podem ser personalizados a nível local para conduzir a interatividade com o público alvo e aumentar o retorno sobre o investimento.

O estudo também mostra que os comerciantes claramente acreditam que estão investindo nos melhores canais para seus respectivos negócios: a maioria dos entrevistados já faz uso de eventos (57%) e mala direta (52%) para conduzir suas campanhas de marketing localizado. Os websites de suas empresas e parceiros (51%), mídias sociais (48%), relações comunitárias (45%) foram citados na sequência. Entretanto, embora a mesma proporção (14%) dos executivos afirme que os motores de buscas e jornais apresentam os melhores retornos, há uma diferença de 24% em sua utilização: 41% dos entrevistados afirmam fazer uso de jornais em suas campanhas de marketing localizado, ante 33% que utilizam motores de busca para fazer o mesmo.

Apesar de compreender a dinâmica do mercado local, e as suas variações sejam apontadas como o principal obstáculo a ser superado (30%), os executivos revelam que estão em busca de métricas mais adequadas para avaliar suas campanhas: uma parcela de 24% afirma que determinar os modelos de custo beneficio é o seu maior desafio, enquanto 23% encontram dificuldades em medir e avaliar a eficácia de uma campanha de marketing local.

Quase metade (49%) dos executivos sênior espera explorar e testar novas metodologias de marketing localizado ao longo de 2011 e 2012, um pouco menor que a proporção (54%) que pretende aumentar o desenvolvimento e entrega de materiais neste tipo de marketing.