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Bruna Tavares comenta estratégias por trás da construção da sua marca

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Nascida no universo das blogueiras, a jornalista e empresária Bruna Tavares começou sua carreira na internet ainda em 2009, com o blog de beleza Pausa Para Feminices, que logo virou um fenômeno no setor de beleza, migrou para grandes portais de notícia e se transformou em um produto: o batom homônimo lançado em 2011. Desde então, ela vivencia a força da comunidade online na construção de uma marca, pois desde 2016, a linha de maquiagem com seu nome é uma das 10 mais vendidas no Brasil.

(Imagem: Bruna Tavares/Divulgação)

O sucesso da marca Bruna Tavares, ou BT para os mais íntimos, é reflexo de um trabalho sustentado por transparência, co-criação e envolvimento direto com a comunidade online. “Quando você cria um produto, você participa da narrativa”, afirmou Bruna, durante o painel promovido pela Meta, na última quarta-feira (21), em São Paulo. Segundo ela, a virada de chave veio com a experiência em licenciamento, que a ensinou sobre branding, mercado e fabricação — conhecimentos que hoje se refletem na gestão da marca própria.

Bruna explicou que seu diferencial está em abrir os bastidores do processo produtivo e traduzir, com linguagem acessível, o funcionamento da indústria cosmética. “Essa transparência de traduzir o que as engenheiras me explicam é o que ainda faço hoje”, disse, destacando a influência da sua formação em jornalismo na maneira de comunicar os detalhes técnicos ao público.

Ao comentar sobre o posicionamento da marca, ela reforçou a importância de separar sua identidade pessoal da jurídica. “Eu não sou o rosto da marca, não é muito a minha praia. Sou mais a expertise”, explicou, contando que a primeira separação prática foi entre os perfis pessoais e comerciais no Instagram.

A busca por inovação também foi mencionada por Bruna, uma vez que uma de suas iniciativas foi antecipar tendências ao trazer matérias-primas inéditas ao Brasil, mesmo enfrentando resistências da indústria. “A gente foi atrás para diminuir esse gap entre a maquiagem nacional e internacional. Não é fazer um produto inspirado no que vende lá fora, é estar no mesmo timing.”

Atualmente, 90% das matérias-primas utilizadas pela marca são importadas, o que, segundo Bruna, exige atenção redobrada diante das variações cambiais. “Mesmo com as tendências, preciso entender a personalidade da minha marca. O sucesso é muito efêmero, preciso ser dinâmica, estudar e pesquisar para manter o meu legado.” Este ano, a estimativa é que a BT coloque 50 novos itens no mercado e fature R$ 250 milhões.

Durante o painel, a empresária também refletiu sobre o futuro da criação de conteúdo na era da inteligência artificial. Para ela, a tecnologia pode ser útil como ferramenta de pesquisa, mas a essência da comunicação com o público segue sendo o diferencial. Ela encerrou a participação revelando uma colaboração em andamento com a Disney.