Logo E-Commerce Brasil

72% dos brasileiros reconhecem Pix como meio de pagamento, revela Globo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, foi lançado há pouco mais de um mês e vem ganhando tração. 93% das pessoas já ouviram falar do Pix, de acordo com uma pesquisa realizada pela Globo com 500 entrevistados entre 18 e 24 de novembro.

Ainda segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados afirmaram que sabem que é possível usar o Pix como meio de pagamento. Os entrevistados são de todas as classes e regiões do país.

O estudo mostra também que uma a cada duas pessoas tem interesse em usar o Pix. Na pesquisa, o sistema de pagamento é mais associado às aquisições pela internet: 63% dos entrevistados entendem que o meio de pagamento é mais útil para compras online. Mas a intenção de uso vale tanto para as lojas virtuais (47%) quanto para as lojas físicas (44%). Isso “revela uma janela de oportunidade, principalmente para o varejo”, avalia a pesquisa.

Rapidez do Pix é destacada

Os usuários destacaram a praticidade e a rapidez não só das transferências, mas também da confirmação dos pagamentos. São menos informações necessárias para cada transação, e uma tela pré-confirmação aparece mostrando todos os dados da transação.

Outro dado que o estudo traz é o de lembrança de comunicação de marca sobre o Pix. Nesse quesito, os usuário precisavam apontar quais marcas ele se lembrava de ter visto anúncios sobre o sistema de pagamento – e era permitido escolher mais de uma. O Bradesco ficou em primeiro lugar, seguido pelo Santander, mas acompanhados de muito perto pelo PicPay e Nubank.

Leia também: Em um mês, R$ 83,4 bilhões foram movimentados via Pix, diz BC

Fonte: InfoMoney