Logo E-Commerce Brasil

Brasileiro prefere acessar seus emails pela manhã e o Facebook à noite, diz pesquisa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A pesquisa Digital Carnival, realizada pela ExactTarget, analisou os hábitos digitais dos consumidores brasileiros, desde a hora em que se levantam até quando vão dormir e descobriu que acessar o email é a primeira atividade da maioria dos brasileiros ao se conectar à Internet. Cerca de 46% tem como prioridade acessar o email logo que se conecta pela manhã, enquanto 27% tem o Facebook como primeira tarefa online do dia.

Já à noite a situação se inverte: o campeão escolhido pelo brasileiro para encerrar suas atividades online é o Facebook (24%), enquanto o email aparece logo atrás (17%). Compreender onde os consumidores começam e terminam o dia na Internet pode ajudar as empresas a identificarem como e quando o público pode estar mais receptivo às mensagens de marketing, além de auxiliar na elaboração do conteúdo e mensagem de cada campanha.

A pesquisa, que faz parte do relatório “Subscribers, Fans and Followers” da ExactTarget, foi realizada em outros países onde também se observou a mesma tendência, que tem o email como prioridade ao se começar o dia na Internet. No entanto, a concentração de consumidores brasileiros que vão direto à caixa de entrada de email pela manhã (46%) é menor quando comparada a outros países, como Reino Unido (73%), Austrália (71%) e Alemanha (71%).

“Apesar da alta adoção das mídias sociais, o email permanece prioritário para os consumidores ao iniciar suas rotinas online. E é interessante destacar que os consumidores brasileiros são mais socialmente orientados do que na Alemanha, Reino Unido e Austrália”, destaca Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget Brasil.

As redes sociais (incluindo Facebook, Google+, Orkut e Twitter) captam 36% das atividades do consumidor brasileiro on-line pela manhã, seguidas por sites de notícias (7%) e de busca (7%). O Facebook isoladamente representa 27% do percentual total das redes sociais, comparado a 14% no Reino Unido, 17% na Austrália e 13% na Alemanha. Em relação aos dispositivos utilizados para esses primeiros acessos, 77% são feitos através de computador pessoal, 11% pelo computador do trabalho ou da instituição de ensino e 8% via dispositivo móvel.

No período da noite, o comportamento do consumidor brasileiro na Internet é mais diversificado quanto à escolha do canal por meio do qual ele irá fazer o seu último acesso. Embora a popularidade do Facebook (24%) e do email (17%) caiam ao passar do dia, o número de acessos aumenta no Orkut (13%), no Twitter (8%), em sites de entretenimento (15%) e de notícias (11%). Mesmo que 79% dos usuários realizem essa última verificação em seus computadores pessoais, um ponto que merece destaque é que muitos desses últimos acessos são feitos ao final do dia, ainda no trabalho, devido ao acesso ainda restrito à Internet.

“O foco em atividades nas redes sociais e de entretenimento à noite é uma tendência que também observamos nos outros países pesquisados, mas é consideravelmente mais acentuada no Brasil. Além disso, também podemos notar que as verificações e interações se diversificam por meio de vários canais adicionais, como sites de entretenimento, notícias e outras redes sociais, aumentando ainda mais o desafio dos profissionais de marketing. Compreender a motivação dessas preferências, sejam elas com finalidades de trabalho, social ou informativa, bem como quais são os dispositivos utilizados ao longo do dia, fornecerá informações valiosas sobre quais são as formas mais eficazes para manter os consumidores com alto nível de engajamento”, conclui Edson.