O relatório Consumer Insights Latam 2023, feito pela Kantar, mostrou que a América Latina ruma a recuperação na compra de bens de consumo massivo. A percepção é mais destaca em Brasil, México e Peru, que devem experimentar aumentos deste consumo nos próximos meses.
Segundo a pesquisa, o consumidor latino-americano nestes países têm consumido mais, melhorando o volume de compras. Os aumentos vistos no segundo trimestre de 2023 foram de 6,3% para Brasil, 2,2% no México e 2% no Peru.
Nos outros destinos, apesar de mais timidez, o ritmo de retração foi freado na segunda metade do primeiro semestre, apesar dos índices ainda serem negativos. É o caso de Colômbia (2,2%), Chile (1,5%) e Argentina (0,8%) estão incluídos nesta lista.
Ainda com retrospecto negativo, o estudo citou Bolívia (2,5%), Equador (4,9%) e América Central (3,4%) de forma geral.
Comportamento do consumidor
Se por um lado temos uma volta no ritmo de compra para períodos pré-pandemia, o levantamento da Kantar ainda indica um poder de compra ainda abaixo do latino-americano.
Dessa forma, o consumo em ocasiões têm caído na região e a escolha por canais e marcas varia conforme as ofertas disponíveis. Contudo, a relação nem sempre está em preços baixos, mas sim no melhor custo-benefício.
Na hora de comprar, destacam-se os atacadistas e as lojas de descontos, com 70% e 48% de penetração, respectivamente, nos países da América Latina,.
Entre os maiores no indicador citado, estão canais tradicionais (94%), supermercados (76%) e minimercados (75%).