Logo E-Commerce Brasil

Black Week registrou aumento 1,9% nas vendas, indica Serasa Experian

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Black Week 2023 acabou de encerrar e já mostrou que os brasileiros estavam mais propensos a gastar durante a data, conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, houve um aumento de 1,9% nas vendas do varejo físico na semana de 20 a 26 de novembro, em comparação com o mesmo período de 2022. Mesmo tendo um desempenho menor que o Dia das Crianças (2,5%), o índice foi o maior registrado na data desde 2020, quando atingiu 0,6%.

(Imagem: Freepik)

Medido desde 2017, o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian da Black Friday, mesmo considerando apenas o final de semana de 24 a 26 de novembro, em comparação com o período de 2022 (25 a 27 de novembro), identificou que a variação segue positiva, com 3,9%. Confira o gráfico da Série Histórica:

Gráfico com a Série Histórica da Black Week

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, acredita que a retração da taxa de juros e a proximidade com as datas comemorativas incentivou os consumidores a gastarem um pouco mais. “Essa situação pode continuar positiva à medida em que os indicadores diminuam, assim como o desemprego no país”, acrescentou.