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Black Friday: gestão eficiente de e-commerce ajuda empreendedores a atender picos de pedidos em datas sazonais

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

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Pequenos e médios empreendedores já iniciaram a preparação para atender ao aumento de demanda da Black Friday, uma das principais datas do comércio ao lado de Natal e Dias das Mães. Porém, os investimentos para dar conta dos pedidos vão além da negociação com os fornecedores e do reforço na infraestrutura dos sites. O BackOffice é fundamental para o sucesso da operação e plena satisfação do consumidor. “Chamado de retaguarda, o BackOffice começa depois que o cliente clica no botão comprar de uma loja virtual. Nesse momento, ocorre uma complexa e delicada operação, que inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios, faturamento, entre outros, e só acaba quando o produto chega às mãos do consumidor. Quando há investimento em automação, este processo flui de forma organizada e ágil, garantindo que o produto seja entregue de acordo com as especificações e prazos combinados”, afirma Fabiano Silva, diretor da KPL, empresa Mercado Livre especializada em sistemas de gestão para e-commerce. Quem concorda com a afirmação de Fabiano é Cleiton Contrera, diretor da Ilha de Beleza, empresa de venda de cosméticos online fundada em 2010 pela Shiva Cosméticos. Contrera diz que a Black Friday era mais um problema do que uma oportunidade para a empresa. “Os departamentos de Marketing e Comercial queriam vender, mas a operação era manual e não conseguíamos atender aos pedidos. Isto mudou quando passamos a adotar o sistema da KPL e hoje estamos muito confortáveis para trabalhar em qualquer data sazonal. A automatização vai desde a entrada até a saída dos produtos”, ressalta. Pelo sistema antigo, a Ilha da Beleza operava no limite de Recursos Humanos e a finalização de um pedido era feita em 48 horas. Hoje com o sistema da KPL, todas as etapas são concluídas em 20 minutos, apesar da movimentação ser 20% maior e exigir menos pessoas. “Além disso, nossa capacidade instalada é três vezes maior, ou seja, podemos triplicar o número de pedidos e, mesmo assim, atenderemos os consumidores de forma eficiente”, completa Contrera. Outra empresa que se beneficia do sistema da KPL é a Casa América, varejista de artigos de cama, mesa, banho e decoração. Na Black Friday de 2014, 45% dos pedidos da empresa foram cancelados. Já em 2015 com o sistema da KPL implantado este percentual caiu para 4,5%. “No sistema anterior, um único pedido era processado depois de 48 horas. Após a parceria com a KPL e a gestão eficiente de todas as etapas são necessárias apenas 2 horas para esta mesma tarefa”, comemora Carlos Eduardo, diretor da empresa, que conclui: “Atualmente, processamos 250 pedidos por dia. Com o sistema anterior este número não passava de 70”.