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Black Friday 2023: para 73% dos lojistas, marketplaces serão fonte principal de vendas na data

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Relatório Black Friday 2023, realizado pelo Olist, revelou que 73% dos lojistas estão apostando nos marketplaces para potencializar suas vendas e otimizar seu faturamento. Isso é mais do que em vendas realizadas via e-commerce próprio (41,7%), redes sociais (29,2%) e lojas físicas (20,6%).

A pesquisa também mostrou que os lojistas estão cada vez mais investindo em tecnologia para melhorar a gestão de seus negócios. No último ano, 34,4% dos profissionais afirmaram ter site próprio. Já em 2023, o número subiu para 66,3%. O uso de ERP também cresceu (62,4%), PDV (290%) e hub de integração (215%).

No ano passado, a pesquisadora avaliou que os e-commerces na Black Friday faturaram algo próximo a R$16,5 bilhões, cerca de 8,5% menor do que em 2021. A quantidade de pedidos, por outro lado, ficou em 33 milhões, 7% a menos do que no ano anterior.

Preocupações a serem sanadas na venda online

Além de garantir que suas oportunidades de vendas sejam potencializadas, os lojistas também estão preocupados com os problemas que as vendas online podem ter. Afinal, 12,9% temem sofrer com atrasos na entrega dos seus produtos, enquanto 6,7% se preocupam com as reclamações no pós-venda. Esses elementos se relacionam diretamente com a experiência de compra dos usuários nos marketplaces.

O Relatório Black Friday 2023 ainda aponta que os consumidores brasileiros estão planejando gastar acima da média na Black Friday deste ano. Enquanto quase 50% do público pretende gastar mais de R$ 500 na campanha, apenas 28,5% deve gastar abaixo desse valor. Isso indica o interesse do público em investir em produtos de maior ticket médio, como por exemplo eletrodomésticos e eletrônicos.

Expectativas para a Black Friday 2024

Para o estudo, os lojistas estão otimistas com a Black Friday 2023, pois 68,8% deles esperam faturar mais este ano do que em 2022. Por outro lado, apenas 6,4% dos respondentes afirmam que devem ter uma performance igual ou pior em relação ao ano passado.

Importante salientar que quase 25% dos lojistas irão participar da sua primeira Black Friday, portanto, sem histórico para comparação

Os resultados da pesquisa mostram que os marketplaces são uma ótima maneira para lojistas alcançarem um público maior e aumentarem suas vendas. No entanto, é importante que os lojistas estejam preparados para os desafios das vendas online e ofereçam uma boa experiência de compra aos seus clientes.

O estudo completo pode ser baixado aqui.