Redação E-Commerce Brasil

B2E: descubra o potencial oculto de vender para funcionários de empresas

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

B2C e B2C são dois termos comuns no varejo, mas há uma outra categoria pouco conhecida no meio e que esconde um potencial grande de vendas: o B2E ou business to employee, que nada mais é do que vender para colaboradores dentro dos locais de trabalho.

Patricia Daue, sócia e mentora de Consultoria de Transformação Digital na Driven.CX, participou do Big Solutions — Customer Experience, nesta terça-feira (23), e explicou como funciona a categoria. Segundo ela, os objetivos do B2E são:

  • compra com desconto
  • benefícios para os colaboradores
  • experimentação de novos produtos
  • ganho de engajamento

“Porém, muitas vezes, essa venda é considerada secundária, realizada em lojas físicas criadas dentro das próprias empresas, sem grandes preocupações em oferecer a melhor experiência aos colaboradores”, relata Daue.

Além disso, dependendo do segmento da empresa, o colaborador é assediado pela família e amigos para comprar com desconto, para conseguir comprar aquele produto em falta no mercado e para ter acesso a produtos de cauda longa, entre outros motivos, afirma a executiva.

Patrícia Daue e Vivianne Vilela (em pé), no Big Solutions. Imagem: Alexandre Ieva/E-Commerce Brasil

O colaborador também precisa se deslocar fisicamente até a loja, identificar o produto certo, checar preço e efetivar a compra, carregar e entregar os produtos e cobrar para receber o valor gasto antes de ser debitado. “Muitas vezes, o colaborador precisa pagar imediatamente, o que pode gerar um constrangimento. Por isso, esse tipo de modalidade feita desta forma não é cômodo para o colaborador, pois gera desconforto na experiência”, afirma Daue.

Outro ponto negativo da modalidade é ser vista com receio pelo RH das empresas. “Um alto volume de vendas ao colaborador pode ser visto como um negócio à parte, tirando o foco do trabalhador no trabalho”, diz.

Um novo olhar ao B2E

Para a especialista, um novo olhar pode trazer outros públicos através do colaborador e aumentar as vendas. A executiva apresentou o case da marca de bebidas Pernod Ricard, que traz clientes de fora da empresa convidados pelos colaboradores à uma loja online.

“Os produtos da marca geravam assédio constante aos colaboradores para abastecimento de suas festas e eventos, sejam pessoais ou mesmo profissionais. Através de um programa de member get member, a loja online dá acesso a produtos exclusivos e benefícios diferenciados para colaboradores e seus indicados”, explica a executiva.

De acordo com Daue, o clube era atrativo pelos seguintes motivos:

  • Preço especial: cadastrados têm até 40% de desconto baseado no preço regular do mercado.
  • Comodidade: acesso ao portfólio online de produtos. As entregas são feitas na casa do cliente.
  • Desconto crescente: quanto mais compras, maiores são os descontos.
  • Promoções e produtos exclusivos: garrafas especiais, kits exclusivos e bebidas que ainda não foram lançadas nas lojas.

“Uma vez montada a loja, surgiu a oportunidade de estender os benefícios a colaboradores de parceiros e fornecedores”, finaliza Daue.

Leia também: Soluções antifraude podem atrapalhar a experiência do cliente?

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

 

O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.

[Big Solutions CX] B2E: potencial oculto de vendas from E-Commerce Brasil

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