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Audiências multiplataforma: métrica integrada de Kantar e ComScore mira o Brasil

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Há um ano, a Kantar Media e a Comscore anunciaram a criação de uma métrica única destinada a medir audiências multiplataforma. Foi a primeira parceria após o WPP, dono da Kantar, ter adquirido 15% da empresa americana no ano passado.

O novo serviço já está sendo testado na Espanha e República Tcheca e, de acordo com Antônio Wanderley, COO da Kantar Ibope Media, elementos como competitividade e demanda são determinantes para que a oferta do serviço no Brasil seja rápida. “Não posso afirmar uma data, mas é natural que o mercado brasileiro está pronto para essa métrica”, disse Wanderley ao Meio & Mensagem, no i-Com Global Summit, em Sevilha, na Espanha.

Atualmente, como explica o executivo, os mesmos clientes no Brasil já contratam os serviços das duas empresas, mas as métricas são fornecidas separadamente. “Com a parceria, teremos uma métrica única e a capacidade de aprofundar e detalhar a audiência vinda de vários devices. Isso se torna cada vez mais importante, sobretudo, pelo avanço das emissoras na criação de serviços de streaming”, observou.

Concorrência
Questionado sobre a concorrência com a GfK, que no ano passado entregou seu primeiro relatório de audiência, Antônio destaca que ter uma nova empresa entrando no mercado da Kantar Ibope Media contribuiu para que a empresa se movesse. “No último ano, lançamos mais de 40 serviços e hoje somos uma empresa totalmente diferente em termos de produtos e serviços

Fonte: Meio & Mensagem