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Atendimento ao cliente no Brasil é o mais rápido do mundo, revela Freshworks

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A Freshworks revelou um estudo destacando o Brasil como o país mais rápido do mundo no atendimento ao cliente. Segundo a empresa, o tempo médio de resolução de problemas no suporte de empresas brasileiras é de 15 horas e 19 minutos, cerca de 70% mais rápido do que empresas dos Estados Unidos.

Vale destacar que, de acordo com outro levantamento, 61% dos consumidores têm uma visão positiva da interação com chatbots. Neste caso, a capacidade dos chatbots de resolver as questões dos clientes de forma eficaz é crucial para a eficiência do processo de compra.

Sobre o dado de velocidade no atendimento, a pesquisa é parte do Freshservice Benchmark Report 2024. Ela foi elaborada com base em informações de mais de 9.400 empresas em 100 países e 14 setores diferentes, analisando um total de mais de 167 milhões de tickets.

Ranking de velocidade no atendimento ao cliente

A seguir, você acompanha o ranking dos países com as respectivas médias de tempo para resolução de problemas no atendimento ao cliente:

  • 1°) Brasil – 15h19min
  • 2°) India – 15h50min
  • 3°) África do Sul – 18h27min
  • 4°) México – 18h41min
  • 5°) Singapura – 19h32min
  • 6°) Suíça – 20h35min
  • 7°) Reino Unido – 20h43min
  • 8°) Bélgica – 23h03min
  • 9°) Austrália – 24h26min
  • 10°) Espanha – 24h39min
  • 11°) Holanda – 24h47min
  • 12°) Estados Unidos – 26h17min
  • 13°) França – 26h40min
  • 14°) Alemanha – 27h05min
  • 15°) Suécia – 27h35min
  • 16°) Canadá – 27h38min

O estudo na íntegra (em inglês) pode ser baixado aqui.