Logo E-Commerce Brasil

As principais estratégias dos lojistas na Black Friday

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Black Friday deste ano confirmou as expectativas e bateu recorde de vendas, acumulando ganho de R$ 1,6 bilhão, 38% a mais do que o ano passado. Quem também teve motivos para comemorar foi a minestore, plataforma de e-commerce voltado para novos entrantes, que viu sua base de lojistas faturar, em um dia, quatro vezes mais do que em 2014. Diante deste resultado, a minestore fez um levantamento para entender quais as principais estratégias usadas pelos lojistas que culminaram no sucesso das vendas.

“Foi um resultado excelente. As visitas às lojas aumentaram em 10 vezes em relação a um dia normal, principalmente na primeira hora da Black Friday e, além disso, faturamos em um dia o que, normalmente, levamos uma semana para atingir. Entretanto, o que mais nos chamou a atenção foi o comprometimento dos lojistas, que não desligaram um minuto e aproveitaram todo o potencial da data”, pontua Marina Agranionih, Gerente de Produtos da minestore.

Confira as principais estratégias adotadas:

Redes Sociais
Dentre os lojistas pesquisados, a unanimidade ficou por conta do uso das redes sociais como forte impulsionador das vendas durante a Black Friday. De acordo com Diana Villas Boas, da Prayah, ferramentas como Facebook e Instagram são extremamente importantes na divulgação de seus produtos. “A principal divulgação é sempre virtual. Começamos nossa estratégia um mês antes da Black Friday, com banners e fotos exclusivas para as redes sociais, além de investimento em ads”, explica a fundadora da loja, que aumentou seu faturamento em 50% durante a data.

>E-mail Marketing
Outra estratégia bastante utilizada pelos lojistas foram as campanhas de e-mail marketing, que auxiliam na reativação de antigos clientes. Essa foi a aposta de Patrick, fundador da Sound&Vision que, segundo ele, “além de reativar, a campanha serve para manter os clientes sempre atualizados sobre as ações da loja. Fizemos um disparo de newsletter um dia antes da Black Friday e tivemos um retorno excelente”, complementa.

Gestão de Estoque
Ponto de preocupação por parte dos lojistas, a gestão do estoque, quando bem feita, pode trazer vários benefícios, como no caso da carioca Pyramid, que aproveitou a data para vender os últimos produtos de sua coleção e preparar o mercado para o lançamento de novos produtos, que serão comercializados ainda este mês. “Durante a Black Friday, oferecemos descontos de 70% em todas as peças, o que trouxe grande procura de nossos produtos. Como resultado, aumentamos o faturamento de novembro em 80%”, conta Bárbara Oliveira, fundadora do e-commerce.