Os aplicativos se consolidam como um dos principais motores de vendas no e-commerce brasileiro, funcionando como mais do que canais de transação. Durante painel no Latam Retail Show, executivos do GPA e da Renner destacaram que os apps assumem múltiplas funções.

De ferramentas de fidelidade e ambiente de exclusividades até fonte de receita recorrente e gerador de ofertas de serviços agregados, a versatilidade dos aplicativos é vista como ativo importante.
Integração ‘phygital’
Segundo Victor Maglio, diretor de E-commerce do GPA, 83% das vendas digitais do grupo são realizadas por meio dos aplicativos do Pão de Açúcar e do Extra. O executivo destacou que a decisão de integrar as lojas físicas diretamente ao processo, em vez de centralizar apenas em centros de distribuição, foi determinante para tornar o negócio digital mais rentável.
Hoje, 657 lojas já estão registradas no ambiente digital, o que representa 90% da base física. Essa estratégia contribuiu para a margem EBITDA do online ficar em 9,9%. Nos últimos 12 meses, o GPA somou R$ 2,4 bilhões em vendas digitais, alta de 16,4% na comparação anual, além da participação das vendas online no negócio do GPA ter sido chegado a 13% no segundo trimestre de 2025.
Maglio também ressaltou o perfil dos clientes multicanal, que compram três vezes mais em frequência e gastam quatro vezes mais do que os consumidores de um único canal.
IA, personalização e eficiência
Já Flavio Reis, CDO da Renner, apresentou a estratégia de unified commerce adotada pela varejista, que conecta todas as marcas do grupo em um mesmo ecossistema. O objetivo é garantir engajamento do cliente em uma jornada fluida, mas sem canibalização entre canais.
No segundo trimestre de 2025, os aplicativos e canais digitais da Renner registraram 6,9 milhões de usuários ativos mensais, com tempo médio de sessão de 4 minutos e 23 segundos.
A inteligência artificial (IA) vem sendo aplicada como ferramenta de apoio à jornada. Um dos exemplos é o provador virtual, que auxilia o cliente na decisão de compra e melhora a experiência. O uso de IA também viabilizou a humanização das imagens de produtos, reduzindo custos de produção em 59%, aumentando em 420% o interesse nas páginas e gerando 80% de crescimento nas vendas, com impacto direto na receita total.