A ApexBrasil anunciou um novo edital envolvendo a plataforma Brasil Exportação, visando dar mais acesso de exportadores brasileiros a serviços estratégicos no comércio internacional. De forma prática, prestadores de serviços privados poderão divulgar suas soluções gratuitamente no ambiente, que até então era exclusivo para organizações públicas ou vinculadas ao setor público.

Com pouco mais de um ano de operação, a plataforma já reúne mais de sete mil cadastros e mais de 130 mil usuários.
A iniciativa será operacionalizada por meio de editais mensais divididos por setor econômico. O primeiro edital, em vigor neste mês, é direcionado a empresas privadas e profissionais autônomos com soluções de e-commerce voltadas à exportação.
A medida faz parte do Programa e-Xport, iniciativa da ApexBrasil voltada à promoção do e-commerce como estratégia de internacionalização. O objetivo é facilitar a inserção de pequenas e médias empresas brasileiras em mercados internacionais, com o uso de canais digitais.
Como funciona?
O edital atual oferece 30 vagas, das quais cinco são reservadas para empresas das regiões Norte e Nordeste e outras cinco para negócios liderados por mulheres. As inscrições serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos e as vagas preenchidas por ordem de aprovação. As regras e o formulário de inscrição estão disponíveis na própria plataforma Brasil Exportação.
A ação conta com o apoio institucional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Sebrae, CNI e CNA.