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Americanas S.A. anuncia ampliação da atuação em favelas e meta de formar mais de 5 mil mulheres em tecnologia até 2023

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A companhia, que está entre as 10 varejistas líderes em sustentabilidade no mundo segundo o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), divulga relatório anual com importantes metas socioambientais, alinhada ao compromisso de crescer de forma rentável e sustentável

A Americanas S.A. divulgou o Relatório Anual 2021 — o primeiro após a combinação das operações de Lojas Americanas e B2W Digital. Além de trazer os resultados das diferentes frentes da companhia e da estratégia ESG (do inglês ambiental, social e de governança), o documento torna públicas as metas socioambientais da Americanas S.A.. Em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dos quais a Americanas S.A. prioriza cinco, a companhia avança para neutralizar emissões de carbono até 2025, além de definir metas sociais ousadas como a de ampliar a iniciativa Americanas na Favela para 50 comunidades e formar mais de 5 mil mulheres em competências relacionadas à tecnologia até 2023.

O relatório anual é reflexo do compromisso sólido da Americanas S.A. com a transparência e com as boas práticas de governança corporativa. Os avanços expostos na edição 2021 evidenciam o resultado de mais de 15 anos de trabalho em ESG e dos esforços para somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas.

Foco em pessoas

Entre os destaques do pilar social da estratégia ESG da companhia no ano anterior estão o ingresso no Movimento Pela Equidade Racial (MOVER), coalizão de empresas e instituições que tem como um de seus objetivos criar 10 mil posições para negros em cargos de liderança até 2030, e a contratação de mais de 7 mil jovens em situação de vulnerabilidade pelo Um Milhão de Oportunidade (1MiO) — iniciativa liderada pelo UNICEF que tem como meta gerar um milhão de oportunidades de acesso à educação de qualidade, inclusão digital, formação profissional e vagas de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade.

Ainda na frente de inclusão, a Americanas S.A. pretende formar mais de 5 mil mulheres em tecnologia, com a criação de um programa que fomenta a educação em tecnologia em diferentes regiões do País; e alcançar 50 comunidades por meio da Americanas na Favela — hoje, a companhia está presente em 7 favelas no Rio de Janeiro e em São Paulo, que além de aprimorar a experiência de milhares de moradores, gera empego e capacitação nas comunidades onde atua.

Amiga do meio ambiente

No pilar ambiental, a companhia destaca o lançamento de um plano de descarbonização, que inclui metas para mitigar seus impactos ambientais e neutralizar suas emissões até 2025, como o fortalecimento de uma frota logística multimodal e ecoeficiente, redução da geração de resíduos sólidos e uso de energia limpa nas lojas físicas. Em linha com o esse plano, a Americanas S.A. assinou, em março deste ano, o Compromisso Business Ambition for 1.5°, com o objetivo de desenvolver uma meta de redução das emissões com base na ciência (SBT) e alcançar o Net Zero.

Como consequência destas ações em linha com a Agenda 2030 da ONU, a companhia tem alcançado importantes conquistas, como o reconhecimento entre as 10 varejistas líderes em sustentabilidade no mundo, de acordo com o The Sustainability Yearbook 2022, e a inclusão, pelo oitavo ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Futuro e compromissos assumidos

A Americanas traçou metas alinhadas com os cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos como prioritários dentro da estratégia ESG da companhia: ODS 4, para promoção da educação de qualidade; ODS 5, de igualdade de gênero; ODS 8, que prevê o trabalho digno e crescimento econômico; ODS 10, para redução das desigualdades; e, por fim, o ODS 13, que engloba iniciativas para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Entre as metas, estão:

ODS 4 – Educação de qualidade:

Atingir a meta de 100 mil jovens em situação de vulnerabilidade social capacitados pelos programas de formação da companhia até 2023, prevista no plano iniciado em 2014;
Capacitar 500 mil jovens em vulnerabilidade até 2025.

ODS 5 – Igualdade de gênero:

  • Formar, até 2023, cinco mil mulheres em funções ligadas à tecnologia;
  • Ter 50% de mulheres em cargos de liderança na área de tecnologia até 2030.

ODS 8 – Trabalho digno e crescimento econômico:

  • Atingir 100 ONGs, instituições e/ou empreendedores sociais e capacitá-los até o próximo ano (2023);
  • Gerar renda para mais de 2.500 pessoas com a expansão da iniciativa de entregas e inclusão Americanas na Favelas.

ODS 10 – Redução das desigualdades:

  • Ampliar a Americanas na Favela para 50 favelas em 2023;
  • Lançar um programa para ampliar a inclusão de negros na liderança até 2023.

ODS 13 – Mitigar os efeitos das mudanças climáticas:

  • Ter, até 2023, 20 mil produtos certificados pelo programa Americanas + Clima, que auxilia os clientes na identificação de produtos que ajudam no combate às mudanças climáticas;
  • Tornar a companhia carbono neutro até 2025;
  • Atingir 100% da operação de loja abastecida com energia renovável até 2030 (hoje em 37%);
  • Aumentar o uso de embalagens recicláveis para reduzir os resíduos sólidos em 30% até 2030.

O Relatório Anual 2021 da Americanas S.A., divulgado na última quinta-feira (23/06), é produzido de acordo com as melhores práticas internacionais de monitoramento e reporte da sustentabilidade corporativa, tem auditoria independente (há 5 anos consecutivos) e segue os padrões do Global Report Initiative (GRI), do Sustainability Accounting Standards Board(SASB) ​e do Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), frameworks que garantem a confiabilidade e clareza das informações prestadas.

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