Logo E-Commerce Brasil

Ambev e iBT lançam hub para impulsionar economia criativa no Brasil

Por: Alice Lopes

Jornalista Júnior no E-Commerce Brasil

Jornalista júnior no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

A Ambev e o Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) anunciaram o lançamento do Hub de Economia Criativa, uma iniciativa voltada a profissionais do setor cultural, com foco na inclusão produtiva e no fortalecimento da infraestrutura para artistas.

Ambev e IBT lançam hub de economia criativa
(Imagem: reprodução)

O projeto, que já atende cerca de 600 pessoas, integra a plataforma de inclusão produtiva da Ambev, que tem como meta impactar 5 milhões de brasileiros até 2032. A proposta oferece cursos presenciais e online em temas como economia circular, sustentabilidade, educação financeira, diversidade e captação de recursos. Todos os conteúdos foram definidos a partir de um diagnóstico realizado com os participantes, para garantir a aderência às demandas reais do setor.

Formação, estrutura e conexão com o mercado

Além da capacitação, o hub disponibiliza salas gratuitas para ensaios e desenvolvimento de projetos culturais, além de promover encontros de networking com curadores e programadores culturais. O objetivo é aproximar os artistas do mercado e criar novas oportunidades profissionais. Também estão previstas bolsas de permanência, que visam apoiar a participação contínua dos artistas nas atividades.

As primeiras ações do projeto estão programadas até agosto de 2025, com mais dois ciclos previstos entre setembro e novembro deste ano, e de janeiro a março de 2026. Ao combinar formação, apoio logístico e incentivo financeiro, a iniciativa busca fortalecer a economia criativa no Brasil e ampliar as oportunidades de inserção dos artistas no mercado cultural.