Logo E-Commerce Brasil

Amazon processa grupos de Facebook por reviews falsos

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Amazon entrou com uma ação, na segunda-feira (18), contra mais de 10 mil administradores de grupos do Facebook que pagam, com dinheiro ou mercadorias, por avaliações falsas de seus produtos. Os grupos globais serviram para recrutar possíveis revisores falsos e operaram nas vitrines online da Amazon nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Japão e Itália.

O número de grupos registrados pela Amazon é a soma total que a companhia relatou desde 2020. A empresa observa que as ações legais tomadas no passado foram eficazes e “fecharam vários grandes corretores de revisão”, e ainda aqui nós são. A empresa nomeou um grupo de “Amazon Product Review”, que contava com mais de 40 mil membros até o Facebook removê-lo no início de 2022.

A Amazon afirma que vai alavancar o processo de descoberta para identificar maus atores e remover avaliações falsas encomendadas. Além disso, a companhia tem sido atormentada por avaliações que aumentam artificialmente as classificações de produtos há anos. Uma investigação do Washington Post em 2018 descobriu que avaliações  falsas dominavam algumas categorias de produtos, incluindo fones de ouvido bluetooth e suplementos de saúde.

A Amazon reconheceu a extensão do problema em um post no ano passado. “Devido às nossas melhorias contínuas na detecção de avaliações falsas e conexões entre contas de compra e venda de maus atores, vimos uma tendência crescente de maus atores tentando solicitar avaliações falsas fora da Amazon, principalmente por meio de serviços de mídia social”, escreveu a empresa.

Ao  todo, mais de 1 mil grupos de venda de avaliações para plataformas de mídia social foram relatados pela empresa no primeiro trimestre de 2021 – três vezes mais do que no mesmo período do ano anterior.

Amazon e o impactos dos reviews falsos

Em última análise, avaliações falsas não são o pior tipo de conteúdo enganoso que as empresas de internet não conseguem erradicar. N0 entanto, esse tipo de problema mostra como uma grande máquina como a Amazon pode sofrer com situações sistêmicas que saem do controle.

Leia também: Amazon Prime Day: preços estavam 3% mais baixos que em 2021

Fonte: Tech Crunch