Logo E-Commerce Brasil

Amazon inicia venda física no Brasil com oferta de Kindle

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A empresa norte-americana, que só vendia livros digitais ao país, dá outro tímido passo em vendas online

Após pouco mais de um ano vendendo apenas livros digitais no Brasil, a Amazon fará sua primeira incursão no varejo físico a partir desta sexta-feira, quando passará a ofertar o dispositivo eletrônico Kindle em seu site.

Com a investida, a empresa norte-americana dá outro tímido passo em vendas online no país, mercado cujo faturamento anual é estimado em 28 bilhões de reais pela E-bit.

Ao mesmo tempo, a companhia delega a terceiros a tarefa de orquestrar o processo de entrega, considerado um dos maiores gargalos do setor, ao contrário do que faz nos Estados Unidos, onde é dona de gigantescos centros de distribuição.

Segundo Alex Szapiro, responsável por comandar a operação brasileira da Amazon, o envio dos tablets será realizado por empresas que já atuam no ramo, sem revelar a quantidade ou nome das parceiras logísticas.

Perguntado sobre a chance do movimento preceder negociação de produtos variados no Brasil, modelo que consagrou a Amazon como uma gigante de vendas líquidas de 74,45 bilhões de dólares em 2013, Szapiro evitou falar sobre planos futuros.

“O que eu posso dizer é que tudo o que a gente faz, a gente aprende. Estou aprendendo hoje sobre livros digitais e sobre o consumidor brasileiro”, disse.

Por ora, a companhia dará foco à oferta de mais um canal de vendas para o Kindle, acreditando no aumento da popularidade dos e-books no Brasil.

“A gente escuta através das editoras que o mercado de livros digitais no Brasil já representa algo na casa de 3 por cento do total”, disse Szapiro. “É um número interessante, eu diria que extraordinário, para um segmento de mercado que não existia um ano atrás”.

O tablet da Amazon já era encontrado em varejistas parceiras da empresa no Brasil, como Livraria da Vila, Casa e Vídeo e CTIS.

Na Internet, uma das parceiras é a Nova Pontocom, divisão de vendas online da Via Varejo, do Grupo Pão de Açúcar, e vice-líder em comércio eletrônico do país.

Para atrair consumidores ao seu endereço a partir de agora, a Amazon oferecerá frete grátis e parcelamento em até 12 vezes, num momento em que diversas companhias do setor, como Netshoes e Máquina de Vendas, diminuem o número de prestações para itens de menor valor com o intuito de tornar as operações rentáveis.

“É uma novidade para a Amazon e uma obrigatoriedade no Brasil”, disse, referindo-se às facilidades de pagamento.

Quem comprar o tablet na amazon.com.br e já for usuário pré-registrado também receberá o dispositivo com e-books adquiridos anteriormente.

Por: Exame