O AliExpress, serviço de varejo eletrônico lançado em 2010 que oferece produtos a compradores internacionais, está visando o crescimento na Europa e na Coreia do Sul. A unidade realizou um evento de lançamento do serviço AliExpress Choice na quinta-feira, 16, na Espanha, onde desde o início de março tem fornecido um prazo de entrega de nove dias para os usuários.
Entre as novidades, a AliExpress realizará até nove voos fretados por semana para a Espanha, o maior entre seus mercados da UE, com exceção da Bélgica, que é o centro logístico da AliExpress na Europa. Ela também planeja aumentar o número de seus pontos de coleta na Espanha dos atuais 5 mil para 7,5 mil até o final de março.
Estratégia foca na experiência do usuário
Gary Topp, diretor comercial da AliExpress para a Europa, disse em entrevista ao Post que a empresa “focou bastante no básico” no ano passado. “Investiremos muito na experiência do usuário, incluindo logística, também devoluções gratuitas, pagamento por prestações, seleção e qualidade do produto e preços garantidos”, disse. E ele completou: “Esta é realmente a nossa principal direção para o ano: noções básicas de varejo”.
Para este ano, a empresa investirá US$ 76,2 milhões na Coreia do Sul para melhorar logística, experiência do usuário e relação preço vs desempenho de seus produtos. Seus usuários ativos diários no país aumentaram em mais de 60% no mês passado, de acordo com Ray Zhang, gerente-geral da AliExpress Coreia do Sul.
Espanha é prioridade na Europa
A expansão da AliExpress na Coreia e na Espanha está em linha com os movimentos de seus concorrentes. Temu, o aplicativo de compras baseado em Boston, de propriedade da PDD Holdings, acelerou sua expansão para novos mercados, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, desde que obteve sucesso antecipado nos EUA. Já o TikTok, aplicativo de vídeos de propriedade da ByteDance, também tem testado a entrada no comércio eletrônico no Reino Unido e nos EUA.
Topp disse que a Espanha é uma prioridade para a AliExpress na Europa. Em fevereiro, os pedidos no país aumentaram em 89% em relação ao ano anterior na categoria de utensílios de cozinha. Já na categoria de artigos domésticos e de limpeza, o aumento foi de 44% em relação ao ano anterior de acordo com a empresa.
As cinco principais categorias de produtos na Espanha são artigos de casa e decoração, eletrônicos de consumo, peças para automóveis e motocicletas, acessórios para telefones celulares e equipamentos esportivos.
Europa representa baixo custo logístico
Mark Tanner, diretor administrativo da consultoria China Skinny, sediada em Xangai, disse que a AliExpress escolhe mercados como a Espanha porque “eles são menos disputados do que mercados como os EUA, particularmente para produtos chineses de baixo custo entre fronteiras”.
Em seu último relatório financeiro, a Alibaba observou que um declínio nos pedidos da AliExpress continuou a diminuir em comparação com os trimestres anteriores. Disse também que o prazo de entrega além-fronteiras havia melhorado significativamente em países estratégicos.
“A AliExpress certamente tem uma vantagem logística sobre a concorrência através de seu maior investimento em [unidade logística] Cainiao”, finalizou Tanner.
Fonte: China2Brazil