Logo E-Commerce Brasil

Alibaba lança motor de busca para dar auxílio ao e-Commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A principail empresa de comércio eletrônico da China informou recentemente ter lançado um motor de busca para competir diretamente com o Baidu, principal empresa do segmento em operação naquele país.

“Tornar a vida difícil para empresas com posições estabelecidas é o que mais almejamos”, disse o CEO do Alibaba Group, Jack Ma, em uma conferência na sede da empresa na cidade de Hangzhou, leste da China.

O eTao, como será chamado o novo site de buscas, foi concebido principalmente para permitir que consumidores pesquisem produtos e ofertas, o que cria oportunidade de integração com outras plataformas de e-commerce do grupo.

“Se o Alibaba quer competir no mercado de busca, que venha”, avisa Kaiser Kuo, um porta-voz do Baidu, acrescentando que a companhia não vai ficar obssecada em relação ao que os concorrentes estão fazendo, deixando claro que todos os esforços estão concentrados nos clientes.

O Baidu arrecadou 75,9 por cento das receitas oriundas do mercado de buscas na China no segundo trimestre de 2011, crescendo legeiramente sobre os 75,8 por cento registrados no primeiro trimestre deste ano.

Para alguns analistas, o enfrentamento entre duas das maiores potências da economia digital chinesa era inevitável, pois mesmo que o Alibaba domine o mercado de e-commerce no país asiático, grande parte dos usuários de internet procura produtos ofertados online no Baidu, o que de fato pode ser uma estratégia interessante para o Alibaba.

O Yahoo detém participação de 40% no Alibaba Group, mas sua relação com a empresa chinesa não tem sido uma terafa fácil e, parte disso, é resultado de uma disputa interna pelo controle do alipay, uma empresa de pagamentos online do Alibaba.