Logo E-Commerce Brasil

Alemanha: e-commerce sofre impacto da guerra na Ucrânia

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

As vendas de comércio eletrônico na Alemanha caíram 6,7% ano a ano no período de seis semanas de 1º de abril a 16 de maio, à medida que o setor enfrentava os efeitos da guerra na Ucrânia e o aumento dos preços, um órgão da indústria disse na quinta-feira.

O impacto foi sentido em todos os clusters de compras, com exceção de bens essenciais, como alimentos e medicamentos, que contrariaram a tendência com um aumento de 4,1% nas vendas online, informou a associação de comércio eletrônico da Alemanha BEVH.

Os maiores perdedores durante o período de seis semanas incluíram DIY e flores, que caíram 15,2%. Já carros, motos e acessórios afins caíram 14,5% na Alemanha, seguidos dos eletroeletrônicos, com queda de 14,4%,.

“Atualmente, estamos vendo dois efeitos: uma normalização das vendas em comparação com as altas do ano anterior e um impacto da guerra combinado com consumidores inquietos”, disse o porta-voz da BEVH, Frank Duessler.

Leia também: Alemanha vê queda nas vendas do varejo em abril

Fonte: Reuters