Logo E-Commerce Brasil

Alemanha vê queda nas vendas do varejo em abril

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

As vendas no varejo da Alemanha caíram mais do que o esperado em abril, com os consumidores sentindo a pressão dos preços mais altos, especialmente para alimentos, e os varejistas enfrentam problemas de abastecimento devido aos bloqueios na China.

A inflação na Alemanha atingiu seu nível mais alto em quase meio século em maio, devido aos preços de energia e alimentos pressionados pela guerra na Ucrânia e problemas de abastecimento.

O Escritório Federal de Estatística da Alemanha disse, nesta quarta-feira (1), que as vendas no varejo caíram 5,4% no mês em termos reais. A Reuters previa uma queda de 0,2%.

Os varejistas de supermercados registraram uma queda nas vendas de 7,7% em abril, a maior  em termos mensais desde o início da série histórica em 1994, disse o escritório, apontando aumentos significativos nos preços dos alimentos.

O comércio de têxteis, vestuário, calçado e marroquinaria, bem como grandes armazéns e pontos de venda, registou um aumento significativo das vendas em abril de 2022 em comparação com o ano anterior, marcado por encerramentos pandémicos, mas registou quedas significativas a partir de março de 2022 de 4,3%. e 7,0%, respectivamente.

Cerca de 80,1% dos varejistas consultados ​​em maio na Alemanha afirmaram que não receberiam todos os produtos que encomendaram, tendo em vista os bloqueios na China exacerbam os problemas de fornecimento, disse o instituto Ifo.

“Muitas mercadorias não estão na prateleira, mas estão em um contêiner em um porto na China”, disse Klaus Wohlrabe, chefe de pesquisas do instituto Ifo, em comunicado na segunda-feira (30).

Leia também: Última milha na Alemanha: Amazon tem dificuldades para contratar motoristas

Fonte: Reuters