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Além dos eletrônicos: alimentos e bebidas ganham espaço no Dia do Consumidor

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com a alta da inflação, alimentos e bebidas estão entre os produtos mais buscados nas promoções do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O dado é de um levantamento realizado pelas plataformas Bling, Tray e Octadesk, todas da LWSA. Apesar disso, categorias como smartphones, eletroeletrônicos, moda e beleza seguem liderando a preferência de compra.

Mulher de blusa amarela está recebendo delivery de homem de boné e roupa vermelha
(Imagem: Freepik)

A Semana do Consumidor tem se consolidado como uma data estratégica para o varejo. De acordo com Thiago Mazeto, diretor da Tray, o evento marca a primeira grande oportunidade de impulsionar as vendas no ano. “Após as festas de fim de ano e os gastos com IPVA, IPTU e material escolar, o consumidor volta a buscar promoções, e o Dia do Consumidor funciona como uma espécie de Black Friday do primeiro semestre”, explica.

Crescimento de vendas entre PMEs

Os empreendedores usuários das plataformas Tray e Bling relataram um aumento de 18,3% nas vendas em março de 2024, comparado ao mesmo mês de 2023. “O planejamento antecipado é essencial para aproveitar esse tipo de oportunidade sazonal”, afirma Marcelo Navarini, diretor do Bling.

Outro reflexo do aquecimento do varejo foi observado pela plataforma de frete Melhor Envios, que registrou 1,8 milhão de encomendas despachadas em março de 2024, somente por pequenos e médios empreendedores.

Produtos mais vendidos no Dia do Consumidor:

  • Eletrodomésticos: geladeiras, fogões e máquinas de lavar;
  • Eletrônicos: smartphones, notebooks e televisores;
  • Vestuário, calçados e acessórios: roupas, bolsas, bijuterias e relógios;
  • Alimentos e bebidas;
  • Itens de farmácia, beleza e perfumaria: cosméticos, perfumes e produtos de cuidados pessoais.

Compras online ganham força

Outro estudo citado no levantamento, o CX Trends 2025, da Octadesk, mostrou que 77% dos brasileiros preferem comprar online, enquanto a preferência por lojas físicas caiu para 64%, três pontos percentuais a menos que no ano anterior.

Os principais fatores que influenciam essa escolha são:

  • Frete grátis (62%);
  • Qualidade do produto (56%);
  • Preço competitivo (53%).

Os canais de compra mais utilizados incluem:

  • Lojas online (68%);
  • Marketplaces (66%);
  • WhatsApp (30%);
  • Instagram (28%).

Experiência personalizada é diferencial

A pesquisa também destacou que a personalização e o uso de inteligência artificial na jornada de compra são cada vez mais valorizados. 60% dos consumidores afirmam que personalização e IA influenciam suas decisões de compra. “Hoje, a tecnologia precisa potencializar o atendimento humano, oferecendo uma experiência mais conectada com as reais necessidades do consumidor”, afirma Rodrigo Ricco, fundador e diretor-geral da Octadesk.