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82% dos brasileiros já compram online todo mês, mas segurança ainda preocupa

Por: Alice Lopes

Jornalista Júnior no E-Commerce Brasil

Jornalista júnior no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

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A familiaridade com o e-commerce já faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Segundo o relatório Identidade e Fraude 2025, da Serasa Experian, 82% dos consumidores realizam ao menos uma compra online por mês, consolidando o canal digital como peça central no consumo do país.

close up mão de mulher usando cartão de crédito compras online no aplicativo móvel na mesa de madeira em casa
(Imagem: Envato)

O levantamento, que ouviu consumidores de diferentes perfis, revela também um recorte importante por gênero: as mulheres lideram tanto nas compras quanto nas vendas online, com 60,1% de participação, frente a 53,2% dos homens. O mesmo padrão se repete em pedidos de comida, com predominância feminina (52,7%) frente aos 43,1% dos homens.

Roupas, eletrônicos e produtos de beleza ou bem-estar são as categorias preferidas do público feminino (66,3%, contra 52,9% do masculino). Já os homens aparecem com maior presença em segmentos como apostas esportivas, jogos online e solicitação de cartões de crédito.

Classe A domina volume de atividades online, mas classe C ganha espaço

O estudo mostra que a classe A concentra o maior volume de atividades digitais, com destaque para compras de mantimentos (34%) e consumo de conteúdos como livros e músicas (36,1%). No entanto, a classe C começa a ganhar representatividade em áreas como leitura e entretenimento, com aumento de quase 10 pontos percentuais nessa categoria.

Além de datas como Black Friday e Dia das Mães, o consumo digital se mostra constante: cerca de 33,4% dos entrevistados dizem fazer entre duas e três compras online por mês.

Apesar da consolidação do e-commerce, a segurança ainda é um entrave para muitos consumidores. De acordo com o levantamento, 48,1% já abandonaram um pedido por não confiar no site ou aplicativo, número superado apenas pelo impacto do valor do frete.

(Imagem: Reprodução/Serasa/Experian)

A preocupação se justifica: mais da metade dos consumidores (51%) já foram vítimas de fraude. Para Caio Rocha, diretor de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, o cenário reforça a necessidade de múltiplas camadas de verificação de identidade como estratégia para reduzir os riscos e garantir uma experiência de compra mais segura.