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71% dos usuários de serviços de pagamento online se sentem vulneráveis

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 71% dos usuários de Internet no Brasil se sentiram vulneráveis enquanto realizavam compras online ou faziam transações online, e 57% dos usuários acessariam os sistemas de pagamento online com mais frequência se eles se sentissem protegidos contra fraude cibernética.

Esses resultados mostram que os fornecedores de pagamento online enfrentam a falta de confiança dos consumidores em seus métodos de segurança.

A pesquisa mostra que 67% dos usuários brasileiros tem medo de fraudes financeiras na Internet, e os dados apontam numerosos exemplos de desconfiança do consumidor. Por exemplo, 47% daqueles que fazem pagamentos online estão certos de que mesmo o aplicativo móvel oficial oferecido por empresas financeiras precisam de mais proteção antes que estejam verdadeiramente seguros.

Além disso, 56% relatam que encerram uma operação financeira no meio do processo por não ter certeza sobre a segurança da transação. O nível de proteção contra fraude cibernética é um fator importante para os usuários na hora da escolha de uma loja online ou um operador de serviço financeiro: 62% dos entrevistados disseram que eles prefeririam empresas que oferecessem métodos adicionais de segurança para proteger informações.

Além disso, 74% dos pesquisados esperam que bancos, sistemas de pagamento e lojas online protejam seus computadores e dispositivos móveis contra fraude financeira. Ao mesmo tempo, muitos estão cientes que precisam melhorar seus próprios métodos de segurança em adição às proteções oferecidas pelos fornecedores de pagamento.

Enquanto 24% dos consumidores colocam toda a responsabilidade pela segurança de transações financeiras em bancos e 23% acreditam que eles têm toda a responsabilidade, 51% dos entrevistados acreditam que tanto clientes quanto bancos devem ser responsáveis pela proteção de informação financeira. Isto sugere que os usuários estariam abertos a aceitar novas ferramentas de suas organizações para ajudar a gerenciar suas responsabilidades compartilhadas de prevenir fraude online.   

Muitos usuários continuam se sentindo mais seguros pagando em dinheiro ou usando seus cartões de crédito em um ponto de venda físico, em vez de comprar online com seu computador ou dispositivo móvel, e essa relutância dificulta o desenvolvimento do mercado de pagamento online. Para encorajar pessoas a começar a usar serviços de pagamento online mais ativamente, bancos, lojas online e sistemas de pagamento online precisam reforçar a sensação de segurança dos usuários contra de fraudes cibernéticas.

“Uma opção seria fornecedores de serviços de pagamentos oferecerem camadas extras de segurança que são desenhadas especificamente para proteger transações bancárias e pagamentos feitos online ou por dispositivos móveis. Estas proteções adicionais, focadas em transações financeiras, dão aos usuários uma garantia imediata e visível de que seu dinheiro estará seguro”, afirmou Ross Hogan, líder global da divisão de prevenção de fraude da Kaspersky Lab.