5G promete avanço nos meios de pagamento e comércio mobile
Embora ainda nos estágios iniciais de implantação, a tecnologia 5G pode trazer mudanças positivas para o indústria de varejo, à medida que os varejistas buscam manter seus esforços de transformação digital e trazer os consumidores de volta às lojas com segurança em 2021. Os varejistas usarão seus investimentos de TI em 5G para aprimorar a experiência do cliente, tanto na loja quanto online.
As experiências de varejo digitais com checkout sem toque se tornarão mais comuns este ano. Já existe um interesse significativamente maior do consumidor em pagamentos móveis e pedidos de aplicativos móveis: 30% e 28% dos consumidores dos EUA manifestaram interesse nessas respectivas tecnologias em uma pesquisa de junho de 2020 da Periscope By McKinsey, ambos acima de 10 pontos percentuais em pesquisas semelhantes em março 2020.
O setor também pode esperar que as lojas sem atrito do futuro proliferem, à medida que as experiências de varejo digitais como Amazon Go continuam a se expandir.
O Amazon Go, conceito de loja de conveniência sem caixa com sua tecnologia patenteada Just Walk Out, continua a expandir sua presença. A Amazon também tem planos de expansão para os supermercados Amazon Fresh, que apresentam "Dash Carts", carrinhos de compras que digitalizam e carregam automaticamente os itens colocados neles. As lojas estão surgindo perto de grandes cidades, incluindo Los Angeles e Chicago.
Em setembro, a Amazon também revelou a tecnologia de digitalização de impressões digitais Amazon One, que pode identificar os clientes na entrada da loja. A empresa procurará licenciar essas tecnologias para outros varejistas físicos, o que pode aumentar drasticamente sua presença e acelerar a adoção do consumidor.
A integração das contas e dos sistemas de pagamento da Amazon com a tecnologia da loja, como sistemas de visão computacional e prateleiras inteligentes, faz parte da magia de suas lojas sem contato – mas nem todas as lojas sem caixa dependem da tecnologia de visão computacional.
Shekel Brainweigh desenvolveu um formato de loja de varejo autônomo com sistemas de prateleiras inteligentes habilitados para IA que contam o estoque pesando itens nas prateleiras.
A tecnologia opera em conjunto com um sistema Light Detection and Ranging (Lidar) da Hitachi que usa luz para medir a distância do objeto para rastreamento de compras em vez de reconhecimento facial, de acordo com Guy Moshe, cofundador e CTO da divisão de inovação de varejo da Shekel Brainweigh.
O Groupe Casino está atualmente testando o formato de loja na França. As lojas podem ser colocadas onde quer que haja uma rede celular, incluindo 5G, mas Moshe espera que custem menos e exijam menos poder computacional do que as lojas habilitadas para visão computacional.