Um levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), trazido pela pesquisa TIC Empresas mostra que o ano passado foi muito bom para o e-commerce. Segundo os números, 57% das empresas brasileiras de varejo venderam pela internet em 2019.
Os destaques ficaram para os setores de indústria, comércio, informação e comunicação, alojamento e alimentação. Outro dado que chamou a atenção foi o uso frequente de aplicativos de mensagens para as vendas. Segundo o levantamento, 42% dessas empresas usaram WhatsApp, Skype ou o chat do Facebook em suas transações, sejam para fechar as vendas ou para o primeiro atendimento ao cliente.
Leia também: Vendas online crescem 36% na primeira quinzena de abril, aponta Nuvemshop
Os aplicativos aparecem na frente, inclusive, dos emails (39%), redes sociais (20%), site da empresa (16%) e plataformas de vendas (14%).
Os dados contabilizam apenas vendas realizadas no ano passado, quando o Brasil ainda não convivia com a pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa mostra que o uso das redes sociais é cada vez mais frequente para as empresas de e-commerce. Inclusive, houve queda do número de websites. Em 2017, 55% das empresas os tinham, enquanto em 2019 54% das empresas tem um endereço online próprio.