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5 dicas para preparar um plano de vendas e aumentar o faturamento do seu e-commerce em datas comemorativas

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O comércio eletrônico é um dos setores que mais vem crescendo nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 22,7% em relação a 2018, de acordo com o relatório NeoTrust 2° edição.

Para o ano de 2020, não fossem as mudanças de hábitos dos consumidores, ocasionadas pela Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, estimava-se um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior. Contudo, segundo dados da 41° edição do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen em parceria com a Elo, só entre os meses de janeiro e abril, o segmento já alcançou 32% dos resultados obtidos em todo o ano de 2019.

Com as vendas online aquecidas, preparar um plano de vendas para as datas comemorativas mostrou-se ainda mais necessário. Para se ter ideia, segundo um relatório da Ebit | Nielsen, em comparação com 2019, o e-commerce faturou 377% a mais com produtos relacionados à Páscoa. Já no dia das mães, o faturamento aumentou 117% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da Social Miners. A data mais romântica do ano também apresentou aumento no faturamento. De acordo com um levantamento feito pela Social Miner, só entre os dias 28 de maio e 12 de junho, o crescimento foi de 117% em relação ao ano passado.

Para ajudar quem deseja preparar um plano de vendas para datas comemorativas, Erick Melo, CCO e cofundador da Webjump — empresa que além de ser especializada na criação de e-commerce, também oferece serviços como UX Design, PWA e Web Analytics —, listou algumas dicas. Confira:

1 – Vá além do tradicional

Quase todos sabem o quanto datas comemorativas como o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e etc são importantes para o comércio, no geral. Entretanto, nem todo mundo faz algo especial para tais datas. Uma dica é olhar para seu estoque e pensar na criação de kits, com pacotes de presentes. Além de criar oportunidades, seu e-commerce terá um diferencial em relação aos concorrentes.

2 – Planeja-se!

Planejar é o ponto mais importante para um resultado eficiente em qualquer negócio e isso não é diferente no e-commerce. Na hora de traçar a estratégia, capriche em pontos como:
Produtos

Avalie o seu mix de produtos, defina quais os melhores produtos para cada data ou ocasião. Identifique as opções para kits, presentes e brindes, por exemplo.

Promoção

Deixe claro quais os benefícios de comprar naquela data. Vale apontar que o diferencial do seu negócio está no preço com desconto, no frete grátis ou no prazo de entrega, por exemplo.

Estabeleça metas

Use as vendas no mesmo período do ano anterior como base e crie metas a serem superadas. Criar um relatório das ações que foram mais eficientes ou não também ajuda a nortear promoções futuras.

3 – Capriche na divulgação

Antecipe a promoção e prepare seu cliente para as ofertas das datas comemorativas. É legal apostar em hotsites em que o consumidor pode se cadastrar para receber ofertas e descontos. Boas alternativas de divulgação também são as redes sociais e o uso de e-mail marketing, por exemplo. “Não adianta fazer promoções e não ter uma comunicação eficiente com seus clientes”, alerta Melo.

4 – Crie o clima

Personalize layouts, comunicação, promoções e campanhas que remetam a cada data comemorativa.

5 – Atenção ao pós-venda!

Depois da data, fidelize seus clientes. “Vale a pena enviar um e-mail agradecendo pela parceria e perguntando sobre a experiência de compra. Também é interessante convidar seu cliente para seguir as redes sociais de sua empresa, oferecer um cupom de desconto para a próxima compra e criar uma expectativa das próximas promoções, por exemplo”, finaliza Erick Melo.

Gostou das dicas da Webjump ou precisa de um porta-voz para falar sobre e-commerce? Entre em contato conosco, estamos à disposição!

Quem somos

Principal Magento Partner na América Latina, a Webjump se destaca por desenvolver e criar soluções e experiências em comércio eletrônico. Atualmente, somos a empresa brasileira com o maior número de profissionais certificados pela Magento.

Muito mais que uma agência especializada no desenvolvimento de e-commerce personalizados para clientes middle market e enterprise, a Webjump também oferece diversos outros serviços para o seu negócio, como UX Design, PWA Studio, Web Analytics etc.

Se você quer saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco pelo e-mail contato@webjump.com.br

Conteúdo produzido por Erick Melo, CCO e cofundador da Webjump.