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Você sabe quais são as preferências dos internautas brasileiros?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O tempo todo o empreendedor digital é bombardeado com informações e dados. O que você faz com essas informações estratégicas? Como você transforma os dados que recebe em ações que aumentem suas vendas?

É preciso conhecer seu público, as preferências e tendências de comportamento dos possíveis clientes para então saber como atraí-lo. Entender o padrão de navegação e os dispositivos mais utilizados pelos internautas é essencial para que o empreendedor saiba onde e como aparecer para seu público. Você sabe, por exemplo, qual o navegador ou buscador mais usado pelos brasileiros? Usamos plataformas móveis ou computadores? Listamos algumas preferências que são cruciais para montar uma estratégia de marketing eficiente. Veja:

Buscadores                                                                        

Em primeiríssimo lugar do ranking: o Google Brasil, o buscador mais usado pelos usuários brasileiros com 92,15% de preferência.  Em segundo lugar, em notável ascensão está o Bing com 3,67%. E os demais mecanismos como Ask, Uol, Yahoo, juntos não totalizam 3%.

O processo de busca por um produto nos buscadores da Web já se tornou uma etapa crucial para qualquer tipo de compra, nem que seja apenas para comparar preços entre varejo físico e virtual o usuário não finaliza uma compra sem antes fazer uma pesquisa comparativa. E para que sua loja tenha força competitiva suficiente para não ser engolida pela concorrência é preciso estar bem posicionado nos rankings dos principais buscadores.

Dispositivos

Se você ainda não fez as adaptações necessárias para que o seu site funcione bem em qualquer dispositivo, não perca tempo. Sua loja virtual tem que ser compatível ao dispositivo de rede usado pelos usuários que procuram pelos seus produtos!

Atualmente 70% dos brasileiros que possuem smartphones ou tablets já realizaram compras através de seus aparelhos. A preferência pela mobilidade dos dispositivos móveis cresce gradativamente.

Navegadores

O Browser ou navegador é o instrumento utilizado pelos internautas para acessar as páginas da Web. Importe-se em identificar qual o navegador de preferência dos usuários que acessam sua loja e verifique o desempenho de sua loja virtual no navegador preferido, sem se esquecer dos outros também, é claro!

Afinal, um dos maiores motivos de abandono de carrinhos em é a lentidão do site ou dificuldades de navegação. Atenção aos preferidos dos internautas brasileiros:  Mozila com apenas 9,7% de preferência dos usuários, Internet Explorer com 11,5% e a maioria esmagadora de 59,2% de usuários que acessam a internet somente pelo Google Chrome.

Redes sociais

As redes sociais também atuam nas áreas de comparação de preço! Através delas o usuário pode entrar em contato com outros compradores, saber opiniões sobre a qualidade, confiabilidade de lojas e serviços.

E é claro, ter acesso a descrições mais detalhadas de produtos. No Brasil, 68% dos usuários preferem o Facebook para este tipo de pesquisa, estima-se 61,2 milhões de perfis brasileiros. Em seguida temos o Youtube com 21,22% de preferência, através dos vídeos e das imagens reais a credibilidade do seu produto aumenta! E em terceiro lugar, ainda pouco explorado pelo comércio eletrônico, o Twitter com 1,63% de favoritismo.

Fique atento e planeje as estratégias do seu e-commerce de acordo com as preferências nacionais!