Confesso que não acho nada legal quando leio que venderam um empreendimento pelo Twitter, Facebook, Orkut ou qualquer outra rede/mídia digital que seja! O máximo que pode ter acontecido é a facilidade que uma ferramenta dessas proporcionou para um atendimento.
Apenas para relembrar:
O comércio por si só é o ato de vender, comprar ou trocar.
Certo?
Quando falamos de comércio eletrônico, falamos de um tipo de transação feita especialmente por um equipamento eletrônico, como um computador, e a internet se torna o veículo.
O crescimento de 40% em 2010 em relação a 2009, conquistando 23 milhões de e-consumidores, e com a expectativa de crescer 30% de 2010 para 2011, prova que esta modalidade da nova economia já não é mais futuro! É passado e, o melhor: presente!
- Eletrodomésticos (14%)
- Livros, Assinaturas de Revistas e Jornais (12%)
- Saúde, Beleza e Medicamentos (12%)
- Informática (11%)
- Eletrônicos (7%)
São diversos os fatores que impedem deste “sonho” ser realizado por agora. Ainda estamos estruturando toda a parte de Certidões Online, Certificados Digitais, pagamentos online, etc.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (www.camara-e.net) vem desenvolvendo um papel importantíssimo para que isso um dia se concretize.
Na verdade, vai muito mais além de uma decisão do departamento comercial e/ou marketing. Precisa do envolvimento de diversos outros departamentos e setores, como financeiro, jurídico, cartórios, colégios notariais e bancos.
Uma coisa é fato: Vender um apartamento pela internet não é tão fácil assim como noticiam. Precisa de uma sinergia de diversos setores. No entanto, o que temos hoje é uma corrida sem nexo para dizer quem fez primeiro!
Me lembra a história da pata e da galinha. Conhece?
Se falarmos com o foco em marketing, estão todos na mesma disputa! Sempre procurando “marketizar” suas conquistas.
Mas sabemos que o volume de instrução, conhecimento e informação das pessoas hoje é altíssimo; o consumidor não se deixa enganar ou levar apenas pelo “cacarejar da galinha”.
O caminho não é por aí!
O que temos hoje em dia não é venda online de empreendimentos, o que ocorre é que a internet passou a ser um importante veículo no processo decisório além de ser um grande “hub” de informações, com o objetivo de tirar dúvidas, de ver imagens, perspectivas e diversas outras ferramentas.
É o início do encantamento!
A internet passou a ser o grande diferencial das incorporadoras, construtoras e imobiliárias, pois são nos sites que as pessoas fazem suas pesquisas na hora que quiserem, sem ter a interferência de ninguém. Estes sites estão se superando a cada dia, com ferramentas que proporcionam interatividade com o usuário, canais de comunicação direta, mapas e visualizações em tempo real.
Entendo que estão todos em busca desse objetivo que é totalmente possível, mas ainda ninguém comprou ou vendeu um imóvel pela internet!
Onde eu imprimo o boleto ou informo os dados do meu cartão para comprar?
Se souber me avise!