- Todo o planejamento de compras com base na previsão de oferta e demanda (atente-se a esse ponto);
- Cotação e homologação de fornecedores de produtos;
- Estocagem dos produtos;
- Venda e entrega;
- Devolução e troca do produto, caso o cliente exija;
- Coleta de avaliações ou feedbacks de entregas para aprimorar os processos.
Use SEO e Web Analytics para gerar insights importantes ao supply chain do seu e-commerce
A afirmação do título pode ser um tanto quanto curiosa, mas vai fazer bastante sentido nas próximas linhas. Curiosamente, poucas empresas alinham seus dados comportamentais com um setor tão vital para ela como a cadeia de suprimentos, ou o supply chain, como é mais conhecido atualmente.
Antes de tudo, uma breve descrição do que é esse setor tão importante para o negócio, caso você não conheça tão a fundo a função dele: o supply chain trabalha inicialmente muito ligado à logística, uma vez que ele controla todos os processos referentes a compras de mercadorias (atente-se a esse ponto), armazenagem, acompanhamento e controle de pedidos dos clientes da empresa, entrega e possíveis devoluções e trocas, entre outras importantes tarefas.
Exemplificando melhor: o produto, na maioria das vezes, passa pelas mãos de diversas empresas e fica a cargo deste time fazer a gestão, que pode ser realizada de diversas maneiras, dependendo do tipo de produto, modelo de negócio, tamanho da empresa etc. Mas, de forma macro, acaba se apresentando da seguinte forma: