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A importância da última milha na logística

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

Todo processo de logística deve ser feito com cuidado e agilidade para que o produto, independentemente do tamanho ou volume, chegue em segurança e dentro do prazo para o consumidor.

A última milha muitas vezes é acompanhada pelo cliente, que precisa se organizar para receber o item, seja em casa ou em outro endereço.

Mas hoje vamos falar de uma etapa crucial e que gera grande expectativa: a última milha, que é o momento final, quando a mercadoria sai do centro de distribuição e está indo em direção ao local de entrega.

Como funciona a última milha?

Os consumidores, principalmente os que moram em grandes centros, estão recebendo as mercadorias com menor tempo possível. Algumas plataformas de e-commerce já realizam a entrega no mesmo dia ou no próximo, algo inimaginável até poucos anos atrás.

A última milha muitas vezes é acompanhada pelo cliente, que precisa se organizar para receber o item, seja em casa ou em outro endereço, como no local de trabalho.

Um ponto importante a ser lembrado é o fato que, para o sucesso dessa modalidade, é preciso que todas as etapas anteriores estejam finalizadas com sucesso. Não adianta se comprometer em ter uma rápida entrega do centro de distribuição até o destino se, nas etapas anteriores, ocorreram atrasos, falhas ou descuidos.

Quais os prós e os contras da última milha e como funciona?

Uma entrega correta, no prazo e com o produto em perfeito estado, pode garantir a fidelidade daquele cliente e novas compras em sua plataforma. Mas uma pequena falha, seja no prazo ou no produto, pode gerar grande dor de cabeça, devolução do material e acarretar a não fidelização do consumidor ou de outros possíveis por conta de avaliações negativas.

Por isso, a última milha, mesmo ainda sendo um grande desafio, pode ser a maior aliada nesse momento, considerando que as etapas anteriores ocorreram com sucesso. Os consumidores rastrearão a entrega a partir do momento que o sistema receber a compra, mas o trajeto final é acompanhado com mais atenção.

Então, ter um grande planejamento e tecnologia ao seu lado, nesse momento, pode proporcionar uma última milha melhor para ambos os lados e garantir economia de tempo e dinheiro para a empresa. Por exemplo, com um melhor sistema de rastreio, a empresa não terá problemas com linhas do SAC, já que o cliente estará ciente do que está acontecendo com a atualização do sistema em todo o trajeto.

Outro benefício são os centros de distribuição de mercadorias. Como os grandes centros concentram os maiores pedidos, os produtos da última milha devem estar espalhados e em locais estratégicos.

Como adotar o modelo de última milha na sua empresa?

Para adotar esse modelo, é preciso contar com alguns pontos sobre os quais falamos durante o texto, como um rastreio eficiente e atualizado constantemente, centros de distribuição espalhados e, claro, todo cuidado nos processos anteriores.

Com a agilidade da última milha, a experiência do consumidor com o seu e-commerce será satisfatória e você pode garantir a fidelização daquele cliente. Mas todo cuidado é pouco. Por isso, deixamos o questionamento: como a última milha pode ajudar ou está ajudando a sua companhia nesse momento de crescimento das lojas virtuais?

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