Os impactos da transformação digital, e-commerce e fraudes
Recentemente, participei do 10º Fórum de Varejo e Marketing realizado pela LIDE - Grupo de Líderes Empresariais -, e o evento foi muito proveitoso e cheio de insights que gostaria de compartilhar com todos vocês.
O tema principal abordado no fórum tratava sobre os impactos da transformação digital transversal no consumo e no varejo. Nesse assunto, a mudança de comportamento do consumidor acelerada pela pandemia permeou os principais painéis do evento, que falavam sobre o mercado omniconsumidor 5.1 e como ESG e DEI fizeram parte da adequação a esse novo cenário.
Foi muito bacana conhecer os pontos de vista de grandes empresas do mercado, como Magazine Luiza, Lojas Riachuelo S/A e JBS têm se desdobrado nestes últimos dois anos para acompanhar o aumento exponencial de transações no meio digital.
Além disso, tive a oportunidade de trazer alguns dos desafios para deixar a jornada de compra cada vez mais confortável para o consumidor e efetiva para a empresa, como o desenvolvimento de soluções para diminuir a fricção e entregar a resposta das análises da forma mais ágil possível.
Outro ponto que gosto de enfatizar, e que citei durante o fórum, é sobre a importância do efeito de rede na prevenção às fraudes. Se olharmos uma entidade isolada para entender o poder de compra e identificar a relação com o cliente, teremos uma visão limitada. Os fraudadores se organizam e atacam em massa. Portanto, é preciso contar com uma proteção contra esses golpes. Por isso, é essencial unir forças com todo o varejo e trazer uma visão única.