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Tendências para o varejo em 2022

Por: Marcio Mota

É Gerente de Marketing da Avanti, com mais de 10 anos em marketing e estratégias de geração de demanda, análise de mercado e marketing digital.

Após ser pego de surpresa pelos impactos causados por lockdowns e outras medidas restritivas à circulação de pessoas em 2020, o varejo mundial mostrou sua resiliência e esboçou uma gradual volta à normalidade em 2021. Para tanto, se utilizou da sua criatividade para reimaginar e construir novas formas de comercializar produtos e serviços e de fazer a interação entre clientes e marcas.

Algumas características e práticas deste novo processo de consumo vieram para ficar. Como, por exemplo, a necessidade de interação complementar entre o físico e o digital, o phygital. O mesmo vale às experiências mais imersivas de compra exclusivamente online, como o Live Shopping.

O ano de 2022 chega para consolidar algumas práticas e acelerar outras. Abaixo, listo alguns pontos e conceitos para ficarmos de olho, pois eles certamente irão impactar seu negócio ao longo do ano.

As expectativas dos consumidores nunca estiveram tão alta

Nos últimos anos, foi necessário reimaginar toda a experiência do consumidor, incluindo elementos e interações on e offline. Com os consumidores retornando às lojas físicas e demandando uma experiência omnichannel, cada ponto de contato com a marca precisa fornecer uma experiência fluida e integrada on e offline.

Desafios na economia

As economias no mundo todo ainda sofrem com picos de inflação decorrente dos gastos governamentais feitos em ações de resposta à pandemia. No entanto, este cenário não impactou de maneira significativa os gastos na temporada de compras do final do ano passado (2021).

Este ano, contudo, é esperado que os bancos centrais mundiais (liderados pelo Federal Reserve americano) façam um movimento para aumento das taxas básicas de juros, como forma de conter o avanço da inflação em suas economias.

RAAS: Retail as a service

O varejo sempre teve como pilar entender as demandas e necessidades de seus clientes e, como consequência, construiu um entendimento sobre hábitos de compra e consumo. Esse processo, entretanto, vem ficando cada vez mais complexo, uma vez que o fluxo de compra e pontos de contato vêm se tornando mais diversos e não lineares.

Está cada vez mais difícil satisfazer este consumidor ávido por informações sobre produtos e serviços. Afinal, ele está aberto a explorar novidades e interagir com marcas através de redes sociais, tudo isso regado a muito storytelling e tutoriais de uso. O varejo, cada vez mais, será um fornecedor de serviços de abastecimento e informações. Ou seja, os produtos serão apenas coadjuvantes no processo.

Segurança digital

A notícia não é animadora, e devemos estar preparados para combater e (infelizmente) assistir a muitos outros ataques cibernéticos ao longo de 2022. Lembro que no ano passado assistimos a grandes empresas sendo alvo deste tipo de crime no último ano, como foi o caso de algumas gigantes do varejo como as Lojas Renner.

Este ano, o sinal de alerta deve estar ainda mais ligado, pois espera-se no mundo um ataque a cada 39 segundos. Portanto, assegure-se de que seu time e sua infraestrutura estejam prontos e blindados contra os criminosos digitais.

Sabemos que tudo isso não se trata de nenhuma novidade! Porém, no papel de gestor do seu negócio digital, é muito importante estar atento e preparado para ajustar suas velas conforme a direção e velocidade que sopram os ventos do mercado.