Na reta final de um ano cheio de transformações para praticamente todas as áreas da vida pessoal e profissional, já é hora de voltar os olhos ao próximo ano e mapear as tendências que vêm com a transformação digital e o novo pensar do consumidor do nosso tempo. Separei algumas das principais tendências para você, lojista de e-commerce, se atentar no novo ano que se inicia em breve. Confira:
Interatividade
Apostar cada vez mais em conteúdo interativo com o seu cliente é uma tendência importante no espectro digital. Esse conteúdo dá ao usuário a sensação de pertencimento ao negócio, engajando a sua opinião em novidades da loja e informações relevantes sobre os produtos. Por isso, as lojas virtuais interativas estão cada vez mais em alta, pois permitem a interação do cliente em tempo real.
Personalização
Mesmo as pequenas empresas já são capazes de analisar dados. Elas já podem, inclusive, acessar esses serviços para entender o que seu público deseja comprar no seu canal de vendas. Isso proporciona uma experiência hiperpersonalizada ao cliente, com base em seus hábitos de consumo.
Gestão online e em nuvem
Passamos por um ano de trabalho remoto para muitos empreendedores. Por isso, precisar estar fixo em um local para gerir o negócio também é algo que não será mais acessível aos profissionais do nosso tempo. Toda a gestão do negócio precisará ser feita de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. O sistema de gestão online e em nuvem é um grande facilitador, e estará cada vez mais implementado no dia a dia das empresas. A partir disso, você pode acessar o controle financeiro, estoque e logístico com facilidade. Afinal, a tecnologia cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.
Pagamentos diversificados
O e-commerce e a globalização permitiram às pessoas comprarem produtos de países e continentes diferentes. Com isso, métodos de pagamento também se flexibilizaram. Hoje, o e-commerce precisa estar adaptado a opções como o PayPal, Apple Pay — e agora também ao Pix. Isso será cada vez mais comum nas compras virtuais.
Vídeos
Reviews e resenhas de produtos fazem cada vez mais sucesso no e-commerce. Pesquisas apontam que mais de 60% dos consumidores procuram avaliações do produto antes de efetuar a compra. Você pode, por exemplo, apostar na produção de vídeos com poder de viralização. Estratégias assim visam ganhar mais relevância no universo de negócios online, além de gerar conteúdo ao seu cliente.
Novas estratégias de venda
A palavra é reinvenção. O consumidor mudou, o cenário mudou, os negócios se adaptaram — e também mudaram. Repense os processos e as estratégias de venda. O que funcionava há um ano pode já não fazer o menor sentido agora. Portanto, integre suas áreas internas por meio de um sistema de gestão. Isso proporcionará melhor experiência ao consumidor, do pedido até a entrega. Além disso, reforce o atendimento personalizado via redes sociais e WhatsApp.
Proposta de assinatura
Com as mudanças, novos modelos de negócio também despontaram no cenário. A economia de recorrência por meio de planos de assinatura como negócio, por sua vez, tornou-se uma tendência que veio pra ficar. Assim como nas plataformas de streaming, o consumo dentro do lar também permitiu novos produtos a se encaixarem nas necessidades dos consumidores e em propostas de assinatura. Exemplo para clubes de livros, vinhos, produtos de beleza… Todos geram vantagens para o negócio e para o cliente.
Atenção para a sustentabilidade
Pensando na experiência do consumidor e na transformação do seu perfil, a sustentabilidade é um diferencial para os negócios. Cuidado com as embalagens redundantes, excesso de plástico e de papel na entrega. Lembre-se de que negócios que geram conversa com o consumidor moderno a partir da sustentabilidade ganham engajamento devido à consciência coletiva.
O e-commerce ganha cada vez mais força pela transformação que o mundo vai sofrer após a pandemia. O comportamento do consumidor tende a ser cada vez dinâmico. Afinal, comprar online é uma possibilidade cômoda, fácil e cada vez mais acessível a mais pessoas. A tecnologia está presente para nos auxiliar nesse processo. Por isso mesmo temos de contar com ferramentas que profissionalizem nosso negócio, definitivamente. É preciso se fazer cada vez mais presente como marca e negócio para acompanhar o consumidor que deseja, acima de tudo, boa experiência de compra. Gosto de lembrar que isso vai da pesquisa pelo produto, até a disponibilidade dos produtos, preço, frete e prazo de entrega.