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Sete tendências globais de comércio eletrônico a serem observadas

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

O comércio eletrônico está agora em alta velocidade, e acelerando a mudança para as compras online. Hoje, o e-commerce impulsiona o crescimento do varejo, e a China lidera com 10 trilhões de yuans (1,57 trilhão de dólares) gastos online em 2021. E as vendas online ultrapassaram rapidamente o offline em dois dígitos em muitos países da Europa, Oriente Médio e América Latina (Nielsen).

O futuro do comércio eletrônico é sem atrito, experimental, e em todos os lugares.

O futuro do comércio eletrônico é sem atrito, experimental, e em todos os lugares.

Digitalização do comércio

Os fluxos globais de bens, serviços e dinheiro têm sustentado historicamente o desenvolvimento econômico e social. Esses fluxos foram transportados de muitas maneiras: em navios através dos oceanos, em carruagens em estradas antigas, em caminhões em estradas pavimentadas e em aviões de carga. No século 21, os fluxos globais são cada vez mais transportados por pacotes de informações digitais que fluem através de cabos de fibra ótica.

Online, o canal de conveniência

Transcendendo fronteiras e distâncias, o comércio eletrônico digitalizou o mundo em uma única plataforma que oferece uma ampla seleção e extrema conveniência para os clientes.

Resiliência da cadeia de suprimentos

O impacto que a pandemia de Covid-19 causou nas cadeias de suprimentos foi uma grande interrupção. Durante décadas, os principais recursos do gerenciamento da cadeia de suprimentos foram:

  • Globalização
  • Fornecimento de baixo custo
  • Estoque mínimo

Um ambiente moldado pelo “novo normal”

Outra mudança no comportamento do consumidor – dessa vez, que afetará todas as gerações atualmente vivas – certamente afetará o mundo do comércio eletrônico como resultado da Covid-19.

Nossas casas se tornaram nossos escritórios e espaços de entretenimento, e a interação humana e o toque estão diminuindo. É um momento de tensões extremas – do fragmentado ao unido, do digital ao físico, da realidade à fantasia, da individualidade à homogeneidade (Dazed Media).

Disponibilidade em vários canais

Outra tendência no comércio eletrônico é o aumento da disponibilidade dos varejistas em vários canais. Em vez de vender exclusivamente por meio de um site dedicado à marca, as empresas estão expandindo seus canais de vendas para incluir sites como Amazon, Magalu, Facebook e Mercado Livre.

Simplicidade do checkout

A simplicidade do checkout é uma grande tendência no comércio eletrônico este ano. Os compradores geralmente abandonam seus carrinhos depois de perceber que o processo de checkout é longo e complicado.

Implementação da tecnologia 4G e 5G

Espera-se que a implementação da tecnologia 4G e 5G para fins de conectividade tenha um impacto positivo no crescimento do mercado, pois fornece uma experiência ininterrupta e contínua ao usuário. Além disso, a adoção de smartphones está ganhando força em um ritmo significativo, aumentando assim a exposição das compras online para o cliente. Portanto, o crescente uso de smartphones é projetado para impulsionar o crescimento do mercado.

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