Mais do que uma tendência, o e-commerce é um mercado possível e real para todos os empreendedores emergentes e também um local cheio de oportunidades para profissionais de diferentes áreas. Desde administradores, contabilistas, vendedores, entregadores desenvolvedores de textos com linguagem SEO para maior engajamento dos anúncios, publicitários, entre outros tantos que se encaixam dentro do universo de possibilidades que o e-commerce proporciona. Você já deve ter visto alguma vaga para analista de e-commerce por aí.
Com tantas oportunidades, neste artigo vamos destacar a função de um analista de e-commerce, que além de trabalhar com o comércio eletrônico, é considerado profissional do futuro. Confira!
O que faz um analista de e-commerce?
O e-commerce foi um dos setores mais privilegiados com os acontecimentos de 2020 e continua crescendo fortemente no Brasil e no mundo. Empreender no online não só é possível como também é uma oportunidade para quem busca uma transição de carreira ou mesmo um trabalho extra. Neste contexto, é preciso entender que com o crescimento e a complexidade das vendas online, seja através de loja virtual, marketplaces, múltiplos canais ou mesmo operações híbridas (online e offline), surgiram novos ofícios que passarão a se tornar cada vez mais indispensável para quem pensa em crescer no mercado online.
O analista de e-commerce é o responsável pelas atividades e operações relacionadas a um negócio virtual. Além de manter a operação ativa, ele também precisa estar sempre atento ao mercado, criar estratégias de venda e estar de olho nos números e nos concorrentes. Ele vai desde o cadastro de produtos até a entrega dos produtos, organizando a operação como um todo.
Esse profissional pode ser o próprio empreendedor, mas também pode ser um profissional contratado. E isso está sendo cada vez mais comum, o empreendedor entra como investidor, mas precisa de pessoas com preparo e competência para gerir o negócio online da melhor forma.
Um caminho de oportunidades
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), durante o período inicial da pandemia, entre março e julho de 2020, mais de 150 mil lojas virtuais foram criadas no Brasil. Foi um crescimento de 73,88% segundo o índice MCC-ENET no ano de 2020.
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Com a expansão do mercado e uma tendência a ser este o futuro do consumo, além de os consumidores de e-commerce também estarem cada vez mais ativos e exigentes, o analista de e-commerce torna-se um dos profissionais mais requisitados do mercado digital.
Ferramentas de gestão para vender mais e melhor
Os profissionais ligados ao e-commerce precisam estar sempre em constante atualização do mercado e das tecnologias para que o trabalho de gestão esteja cada vez mais integrado. Para o consumidor, a comodidade de comprar tudo sem sair de casa, pesquisar em lojas diferentes de forma rápida e prática. Para o profissional que atua na operação também existem ferramentas que facilitam a sincronização dos dados e integram o negócio aos marketplaces, é o caso de um sistema de gestão ERP, que é uma ferramenta prática e que possibilita o analista de e-commerce trabalhar em diversas operações ao mesmo tempo sem perder o controle do trabalho e a organização interna do negócio.
Para atuar no mercado de tecnologia é preciso se valer dela para que o dia a dia se torne mais fluido e o resultado final seja um consumidor satisfeito e muito feliz com a compra que fez online.
Se o e-commerce continuar crescendo no ritmo que está crescendo, precisaremos de uma geração inteira voltada aos setores que envolvem a venda online. De profissionais analistas de mercado, profissionais de loja online, desenvolvedores, criadores de anúncios, entregadores e empresas de logística cada vez mais eficientes.
É importante o seu negócio estar preparado para as tendências e contar sempre com novidades para que as vendas sejam a consequência de um negócio preparado para o nosso tempo, com profissionais especializados e competentes.