Quais são os profissionais de internet para seu e-commerce

por Marcio Eugênio Segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Assim como ocorre com lojas físicas, a necessidade de bons profissionais em cada uma das áreas relacionadas ao e-commerce se faz cada dia mais importante, especialmente quando falamos de profissionais de internet para a sua loja virtual. Isso porque a competição crescente separa os preparados dos despreparados, os visionários dos cautelosos.

Como muitos negócios não sobrevivem a mais de um ano, é possível extrair lições de tantas tentativas frustradas espalhadas ao nosso redor.

O primeiro aspecto a ser compreendido, antes de mais nada, é que o ambiente virtual tem suas próprias características – ou seja, o e-commerce deve ser trabalhado de forma bem diferente de um comércio físico.

Se você pensa em abrir uma loja virtual apenas com o pensamento de expansão de um comércio tradicional, pode estar cometendo um grande equívoco.

Para ingressar no comércio eletrônico, algumas características precisam ser apontadas, tais como:

– Conhecimento específico sobre esse tipo de negócio,

– Estratégias específicas para esse tipo de negócio,

– Concorrentes com conhecimentos específicos, estratégias específicas e experiências acumuladas.

Nesse momento, é possível apontar dois profissionais de internet para o seu e-commerce: um administrador e um profissional de marketing. Ambos com conhecimentos específicos em lojas virtuais.

O que o seu negócio precisa

Assim como as definições detalhadas sobre os profissionais de internet necessários para a sua loja, saber o que o seu negócio precisa para se desenvolver é igualmente importante.

Ainda que pareça algo abstrato, as ideias que vêm à cabeça mesmo quando não se está pensando propriamente no negócio devem ser consideradas, anotadas e desenvolvidas.

Porque um simples desejo de criar um negócio não é o bastante para dar o pontapé inicial. É preciso muito preparo para aplicar uma ideia, testá-la e adaptá-la aos recursos disponíveis e fazer o negócio funcionar.

Então, os detalhes na busca por diferenciais competitivos podem, na verdade, surgir desses pensamentos aleatórios. Eles podem esconder inovação ou premissas fundamentais para o negócio.

Respeitando os planos, as ideias, as boas discussões e o conhecimento adquirido para a realização do empreendimento, produzir um plano de negócios e atrair bons profissionais para executá-lo é parte fundamental de seu projeto.

Lembre-se: quanto maior for a estrutura, maior o desafio de colocá-la em prática. Por isso, começar pequeno e testar as ideias em menor escala é muito bom. Um dos pontos mais importantes, e muitas vezes negligenciado é o aspecto financeiro.

Contar com a ajuda de um profissional que possa projetar gastos, reduzir custos, fazer todos os controles, pensar como um líder e ser totalmente comprometido, pode ajudá-lo a colocar o negócio em funcionamento. Apenas ter dinheiro não garante o sucesso de um negócio. Saber administrá-lo, sim.

Quando você conta com a ajuda de alguém hábil, o caminho das pedras se torna mais fácil de ser percorrido. Como? Estabelecendo, por exemplo, um bom plano para a empreitada.

Um plano com questões fundamentais, considerando outros cases, uma variedade de ideias e experiências. O que aguça, naturalmente, o seu senso crítico e aumenta o estímulo para novas ideias.

Ainda na fase de criação de seu e-commerce, outros profissionais podem fazer toda a diferença: o design e o redator. Isso porque questões sobre “como visualizar” e “como dizer” o que está no papel, da melhor forma possível, não é assim tão simples.

Durante a manutenção da operação, esses e outros profissionais, como um programador, também podem fazer a diferença no dia a dia. Contratar um especialista nas redes sociais pode ser uma boa ideia.

Lembre-se que as mudanças ocorrem rapidamente. Uma visão no futuro ajuda na tomada de decisão no presente.

O que levar em conta ao contratar um profissional de internet para o seu e-commerce

Considerando que o seu planejamento inicial já tenha sido realizado, e que você definiu claramente as prioridades e necessidades, defina uma descrição sobre o que deseja detalhadamente desses profissionais.

É bastante comum encontrar especialistas trabalhando como freelancer e atendendo a diversas empresas simultaneamente.

Em áreas, por exemplo, como a programação.

Quem atua como programador ou desenvolvedor transforma as ideias do cliente em conteúdo de fácil navegação e usabilidade.

Ele também é responsável por criar soluções para a construção e manutenção de sites ao utilizar ferramentas funcionais que também influenciam na estética. Por isso, atua em conjunto com o designer.

Além disso, um profissional de TI para suporte online resolve problemas de forma ágil: imagine sua loja fora do ar um dia inteiro, perdendo vendas por não haver um profissional dando suporte?

Com toda a estrutura montada, é importante cuidar do visual e também do texto. Um redator colabora com tipos de textos diferentes, cada um adequado a cada situação. Afinal, dentro da internet a linguagem usada em uma rede social e outra muda bastante. Além disso, é importante ter boas descrições de produtos – textos atrativos e com orientações.

Ter alguém cuidando do que será postado, considerando as estratégias de SEO, horário e relevância, criando textos que promovam o produto de forma convincente, de forma clara e objetiva, faz seu site ocupar melhores posições em buscas de forma orgânica.

Já quem faz análises específicas sobre mídia online, especialmente redes sociais, pode propor ações de divulgação e melhores alternativas para a execução de campanhas. O monitoramento dos resultados é importante para a definição de novos caminhos a seguir ou a manutenção de investimentos.

E estar atento a tudo o que acontece nesse universo digital é fundamental para aproveitar as novidades a favor do seu negócio. Diante de tudo isso, é importante atentar-se ao gerenciamento.

E gerenciar pode ser feito pelo empreendedor, ou por um profissional preparado para lidar com comercialização via internet, acompanhar o desempenho de vendas, definir ações de marketing, cuidar de posicionamento de mercado e definir estratégias. Além de orientar cada um dos profissionais envolvidos no processo.

Com ações devidamente coordenadas, a execução se torna mais simples. É possível ver um trabalho eficiente sendo colocado em prática. Portanto, com pesquisas, estudos, acompanhamento de tendências e tudo o que seu negócio exigir, com profissionais de internet, seu e-commerce será um verdadeiro sucesso.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Rose Ferreira
    boa noite voces monta site virtual de lojas ou sò faz acompanhamento da campanha para vender melhor no marcardo para quem não conhece

    Responder
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER