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Quais são os profissionais de internet para seu e-commerce

Por: Marcio Eugênio

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Assim como ocorre com lojas físicas, a necessidade de bons profissionais em cada uma das áreas relacionadas ao e-commerce se faz cada dia mais importante, especialmente quando falamos de profissionais de internet para a sua loja virtual. Isso porque a competição crescente separa os preparados dos despreparados, os visionários dos cautelosos.

Como muitos negócios não sobrevivem a mais de um ano, é possível extrair lições de tantas tentativas frustradas espalhadas ao nosso redor.

O primeiro aspecto a ser compreendido, antes de mais nada, é que o ambiente virtual tem suas próprias características – ou seja, o e-commerce deve ser trabalhado de forma bem diferente de um comércio físico.

Se você pensa em abrir uma loja virtual apenas com o pensamento de expansão de um comércio tradicional, pode estar cometendo um grande equívoco.

Para ingressar no comércio eletrônico, algumas características precisam ser apontadas, tais como:

– Conhecimento específico sobre esse tipo de negócio,

– Estratégias específicas para esse tipo de negócio,

– Concorrentes com conhecimentos específicos, estratégias específicas e experiências acumuladas.

Nesse momento, é possível apontar dois profissionais de internet para o seu e-commerce: um administrador e um profissional de marketing. Ambos com conhecimentos específicos em lojas virtuais.

O que o seu negócio precisa

Assim como as definições detalhadas sobre os profissionais de internet necessários para a sua loja, saber o que o seu negócio precisa para se desenvolver é igualmente importante.

Ainda que pareça algo abstrato, as ideias que vêm à cabeça mesmo quando não se está pensando propriamente no negócio devem ser consideradas, anotadas e desenvolvidas.

Porque um simples desejo de criar um negócio não é o bastante para dar o pontapé inicial. É preciso muito preparo para aplicar uma ideia, testá-la e adaptá-la aos recursos disponíveis e fazer o negócio funcionar.

Então, os detalhes na busca por diferenciais competitivos podem, na verdade, surgir desses pensamentos aleatórios. Eles podem esconder inovação ou premissas fundamentais para o negócio.

Respeitando os planos, as ideias, as boas discussões e o conhecimento adquirido para a realização do empreendimento, produzir um plano de negócios e atrair bons profissionais para executá-lo é parte fundamental de seu projeto.

Lembre-se: quanto maior for a estrutura, maior o desafio de colocá-la em prática. Por isso, começar pequeno e testar as ideias em menor escala é muito bom. Um dos pontos mais importantes, e muitas vezes negligenciado é o aspecto financeiro.

Contar com a ajuda de um profissional que possa projetar gastos, reduzir custos, fazer todos os controles, pensar como um líder e ser totalmente comprometido, pode ajudá-lo a colocar o negócio em funcionamento. Apenas ter dinheiro não garante o sucesso de um negócio. Saber administrá-lo, sim.

Quando você conta com a ajuda de alguém hábil, o caminho das pedras se torna mais fácil de ser percorrido. Como? Estabelecendo, por exemplo, um bom plano para a empreitada.

Um plano com questões fundamentais, considerando outros cases, uma variedade de ideias e experiências. O que aguça, naturalmente, o seu senso crítico e aumenta o estímulo para novas ideias.

Ainda na fase de criação de seu e-commerce, outros profissionais podem fazer toda a diferença: o design e o redator. Isso porque questões sobre “como visualizar” e “como dizer” o que está no papel, da melhor forma possível, não é assim tão simples.

Durante a manutenção da operação, esses e outros profissionais, como um programador, também podem fazer a diferença no dia a dia. Contratar um especialista nas redes sociais pode ser uma boa ideia.

Lembre-se que as mudanças ocorrem rapidamente. Uma visão no futuro ajuda na tomada de decisão no presente.

O que levar em conta ao contratar um profissional de internet para o seu e-commerce

Considerando que o seu planejamento inicial já tenha sido realizado, e que você definiu claramente as prioridades e necessidades, defina uma descrição sobre o que deseja detalhadamente desses profissionais.

É bastante comum encontrar especialistas trabalhando como freelancer e atendendo a diversas empresas simultaneamente.

Em áreas, por exemplo, como a programação.

Quem atua como programador ou desenvolvedor transforma as ideias do cliente em conteúdo de fácil navegação e usabilidade.

Ele também é responsável por criar soluções para a construção e manutenção de sites ao utilizar ferramentas funcionais que também influenciam na estética. Por isso, atua em conjunto com o designer.

Além disso, um profissional de TI para suporte online resolve problemas de forma ágil: imagine sua loja fora do ar um dia inteiro, perdendo vendas por não haver um profissional dando suporte?

Com toda a estrutura montada, é importante cuidar do visual e também do texto. Um redator colabora com tipos de textos diferentes, cada um adequado a cada situação. Afinal, dentro da internet a linguagem usada em uma rede social e outra muda bastante. Além disso, é importante ter boas descrições de produtos – textos atrativos e com orientações.

Ter alguém cuidando do que será postado, considerando as estratégias de SEO, horário e relevância, criando textos que promovam o produto de forma convincente, de forma clara e objetiva, faz seu site ocupar melhores posições em buscas de forma orgânica.

Já quem faz análises específicas sobre mídia online, especialmente redes sociais, pode propor ações de divulgação e melhores alternativas para a execução de campanhas. O monitoramento dos resultados é importante para a definição de novos caminhos a seguir ou a manutenção de investimentos.

E estar atento a tudo o que acontece nesse universo digital é fundamental para aproveitar as novidades a favor do seu negócio. Diante de tudo isso, é importante atentar-se ao gerenciamento.

E gerenciar pode ser feito pelo empreendedor, ou por um profissional preparado para lidar com comercialização via internet, acompanhar o desempenho de vendas, definir ações de marketing, cuidar de posicionamento de mercado e definir estratégias. Além de orientar cada um dos profissionais envolvidos no processo.

Com ações devidamente coordenadas, a execução se torna mais simples. É possível ver um trabalho eficiente sendo colocado em prática. Portanto, com pesquisas, estudos, acompanhamento de tendências e tudo o que seu negócio exigir, com profissionais de internet, seu e-commerce será um verdadeiro sucesso.