O futuro está, definitivamente, no e-commerce!
É inegável que, nos últimos dois anos, os hábitos de consumo e os consumidores passaram por grandes e notáveis transformações. Pudera, afinal, a pandemia da Covid-19 e suas restrições fizeram com que muitas marcas e consumidores corressem para o digital.
A digitalização, como solução imediata diante do fechamento do comércio físico e da necessidade de isolamento social, entretanto, se tornou permanente e as novas formas de comprar e/ou vender na internet sinalizam que vieram para ficar, inclusive no cenário pós-pandemia.
As tendências para o e-commerce em 2022, não deixam dúvidas de que este promete ser um ano e tanto para o comércio eletrônico, assim como 2020 e 2021 foram.
O progresso do e-commerce é enorme – e os números não nos deixam mentir!
Só em 2020, o varejo eletrônico brasileiro gerou 87 bilhões de reais, segundo dados da Ebit|Nielsen em parceria com a Bexs Banco. O progresso foi tamanho que o Brasil passou a ocupar a quarta posição no ranking eMarketer de crescimento do e-commerce, ficando atrás apenas da Espanha, Tailândia e Reino Unido.
Também segundo a Ebit|Nielsen, só em 2020, o e-commerce brasileiro ganhou 13 milhões de consumidores. E não para por aí! Este ano, pelo menos 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet, de acordo com o estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela bornlogic em parceria com a Opinion Box.
Outro dado que chama a atenção é em relação ao número de novas lojas online no país. Segundo o PayPal Brasil, em um ano — entre julho de 2020 e julho de 2021 — o país ganhou 288 mil novas lojas de comércio online, isto representa, aproximadamente, 790 e-commerce nascendo diariamente.
Com tantas lojas virtuais chegando no mercado online brasileiro a cada dia, como se destacar frente aos concorrentes?
As principais tendências para o e-commerce em 2022
Inovações tecnológicas que oferecem experiências de compra imersivas e interativas! Certamente, este é o conceito que vai ditar inovações dentro do comércio eletrônico em 2022.
Voice commerce, metaverso e diversos outros conceitos e ferramentas despontam como tendência para este ano.
A importância das redes sociais na jornada de compra de um cliente
Foi-se o tempo em que redes sociais eram usadas apenas para interagir com os amigos(as) ou seguir aquele(a) artista ou influencer famoso(a). Atualmente, as redes sociais têm um papel fundamental no quesito jornada de compra.
Segundo o estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela bornlogic em parceria com a Opinion Box, 65% das pessoas possuem o hábito de pesquisar produtos nas redes sociais e 69% já realizaram alguma compra logo após verem um anúncio em plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo.
Atualmente, o Brasil conta com 150 milhões de usuários de redes sociais, segundo o relatório Digital 2021. Globalmente falando, 4,4 bilhões é o número de usuários de redes sociais ao redor do mundo – isso equivale a, aproximadamente, 57% da população mundial.
A tecnologia agiliza processos, mas nada substitui o calor humano!
Verdade seja dita, a tecnologia facilita — e muito — o processo de compra, seja ele em lojas físicas ou online. Mas vamos concordar, o atendimento e aquela atenção que é direcionada para um cliente são tópicos decisivos na hora de fechar uma compra.
O mundo online também se adaptou para este cenário e hoje, até mesmo as compras feitas de maneira 100% online já contam com o calorzinho humano do atendimento personalizado. De acordo com o estudo Market Review: Tendências do E-commerce para 2022, a taxa de consumidores brasileiros que já compraram pelo atendimento via WhatsApp, Facebook ou outras redes é de 46%.
O futuro é figital!
A união das experiências de compra física e digital já foi destaque em 2021 e, ao que tudo indica, ela veio para ficar! A forma híbrida de compra já mostra resultados bastante interessantes, de acordo com o estudo realizado pela bornlogic em parceria com a Opinion Box.
74% dos consumidores já pesquisaram um produto na internet e fecharam a compra na loja física. O contrário também é visto: 84% dos clientes já procuraram o produto na loja física e efetuaram a compra no digital.
Metaverso no e-commerce: a promessa de revolução nas experiências de compra online
Já imaginou realizar uma compra totalmente imersiva e 100% virtual? Você “entra” em uma loja virtual, caminha pelo ambiente, confere os produtos de pertinho e até mesmo os prova! Esta é uma das experiências que o Metaverso promete para o e-commerce.
Por meio de avatares e dispositivos digitais, como os óculos de Realidade Aumentada, as pessoas podem interagir entre si, fazer reuniões, eventos e outras atividades de forma 100% online e imersiva, numa espécie de “realidade paralela”.
O Metaverso já vem sendo um dos assuntos mais comentados desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta — uma alusão ao conceito de replicar a realidade por meio de dispositivos digitais.
Experiências personalizadas usando Inteligência Artificial (IA)
Considerando o histórico e o comportamento do usuário no e-commerce, a IA oferece experiências personalizadas, trabalha na otimização dos canais de compras e auxilia o cliente na tomada de decisões.
Experiências de compras dinâmicas com Realidade Aumentada (AR)
Em plena ascensão no comércio eletrônico, a tecnologia cria uma intimidade com o cliente, já que permite a aplicação de um produto à sua realidade. Também oferece uma experiência de compra que vai de encontro a do metaverso, outra tendência que vem com tudo neste ano.
“Alexa: comprar um lanche gourmet!”
A busca por voz é uma grande praticidade na procura por produtos. E, com cada vez mais pessoas munidas de dispositivos que contam com assistentes de voz (como a Siri, Alexa e a Assistente do Google, por exemplo), o voice commerce figura como uma das inovações que estarão cada vez mais presentes na rotina das pessoas.