A importância do SEO para e-commerce
Para entender a importância de se preocupar com a otimização para mecanismos de busca, basta dar um passo atrás e observar o comportamento comum aos usuários: grande parte deles, antes de decidir o que e onde comprar, recorre ao Google - o principal dentre os buscadores. E lá, saem na frente os primeiros resultados da busca orgânica. Segundo estimativas, de todas as buscas realizadas, em média, 28,5% dos cliques são feitos no primeiro resultado apresentado. Menos de 10% dos usuários chegam a acessar a segunda página do índice do Google. Além disso, os números absolutos de buscas também reforçam a importância do tráfego orgânico para quem busca resultados no ambiente virtual. Hoje, são cerca de 100 bilhões de consultas por mês, com uma média de 3 bilhões por dia apenas no Google, sendo que o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza buscas - ficando atrás apenas da China. Para implementar ou avançar com as estratégias de SEO para e-commerce, é grande a lista de otimizações possíveis para acelerar os resultados em tráfego orgânico. O que é imprescindível reforçar é a importância do conteúdo para alcançar um bom posicionamento de páginas e produtos. Quando se trata de uma loja virtual, o conteúdo principal fica a cargo das descrições de categoria e dos próprios produtos, que devem sempre ter como prioridade informar tudo aquilo que o usuário tem como expectativa, da forma mais completa possível. Entendendo este ponto já é possível concluir que é esperado que os textos sejam assertivos para atender a intenção de busca do usuário. Assim, precisam ser bem estruturados e apresentar palavras-chave relevantes para a busca e tráfego, a fim de terem um melhor posicionamento nas buscas orgânicas. O quão extenso o texto de categoria ou produto será, vai depender diretamente do nível de complexidade do segmento e/ou objeto vendido e a quantidade de informações a ser comunicada ao cliente. É fundamental otimizar as páginas de produtos e categorias para alcançar um bom posicionamento nas buscas, já que elas estão ligadas às buscas transacionais - aquelas que tem como finalidade a realização de uma ação. No caso de um e-commerce, da compra propriamente dita. Essas páginas são aquelas que devem ser oferecidas aos usuários que estão já no fundo do funil, prontos para realizar a conversão. Estando elas bem ranqueadas, faz com que aumente a taxa de conversão entre aqueles que acessam o site e efetuam uma compra. No entanto, isso não exclui a importância de implementar uma estratégia focada nas outras etapas do funil de vendas, considerando que também são públicos-alvo necessários de serem nutridos para que cheguem ao momento de compra. Nesses casos, implementar um blog anexo ao e-commerce pode ser uma ótima alternativa para que o domínio produza conteúdos de interesse das buyers personas da empresa em cada momento da jornada. Assim, aumentaria a presença da marca nos resultados de buscas orgânicas - além de que faria crescer a autoridade do site diante dos buscadores, à medida em que a frequência de conteúdo de qualidade for mantida.As otimizações on-page no e-commerce
A partir do momento em que já se entende a importância do SEO e do conteúdo de qualidade, pode-se dividir algumas das principais otimizações para mecanismos de busca. Por exemplo, as implementadas nas próprias páginas do site (on-page) e as otimizações relacionadas a outras estruturas digitais (off-page). Para as empresas que estão na fase de planejamento do e-commerce ou de reestruturação do site, o primeiro e mais importante passo é a definição da arquitetura do site seguindo as boas práticas de SEO e de usabilidade. O estudo e planejamento de como serão construídas e categorizadas as páginas de uma loja virtual deve considerar que todo o site deve oferecer uma navegação simples ao usuário para oferecer a melhor experiência possível a cada um desses clientes - ampliando, assim, as chances de conversão em vendas. Com o e-commerce já no ar, existem algumas outras técnicas recomendadas em SEO on-page:- Linkagem interna;
- Heading tags;
- Dados estruturados;
- Otimização de fotos e vídeos;
- Inserção de conteúdo multimídia para enriquecer o conteúdo descritivo de produtos;
- Otimizações constantes para manter alta velocidade de carregamento do site;
- Entre outras.