Em um ano de bastante instabilidade econômica, tem ficado cada dia mais difícil para o empreendedor contar com certezas. Em um mês é possível vender muito bem e até atingir a meta estabelecida, mas e no próximo? Quem garante o mesmo desempenho?
Esta incerteza acaba afetando toda a cadeia de operação e uma das soluções que os empreendedores têm encontrado é o corte de custos – tem quem trabalhe com e-commerce físico + virtual e esteja diminuindo os pontos físicos, tem quem esteja restringindo seu raio de operação, tem empreendedor que diminuiu a gama de produtos ou cortou parte da verba para publicidade, etc.
Neste cenário, uma das etapas que pode acabar representando um peso no orçamento do lojista é a de estoque e armazenamento. Para os pequenos e-commerces que não precisam manter um estoque muito grande, uma das recentes soluções oferecidas pelo mercado são os chamados “Self Storage” (SS) – empresas especializadas no aluguel de “boxes”, espaços para armazenar qualquer coisa – mercadorias, itens pessoais, documentos, etc.
Este tipo de negócio é bastante comum no exterior. No Brasil, as capitais, grandes e médias cidades também já possuem este serviço, que aos poucos vem se popularizando. Cidades como Piracicaba (SP), Caxias do Sul (RS), São José (SC), Maringá (PR), Londrina (PR), Campinas (SP), Vitória da Conquista (BA), Juiz de Fora (MG), Barueri (SP), Sorocaba (SP) e Guaíra (PR) já contam com o serviço.
Uma das principais vantagens do Self Storage é em relação ao custo – o lojista consegue adquirir um espaço bastante funcional por um preço menor. A opção acaba sendo mais viável do que a locação de um imóvel único ou sala comercial, por exemplo. Além disso, a solução mostra-se em conformidade com a necessidade pontual de armazenamento. Quem não precisa de uma sede ou de um ponto físico encontra no SS uma excelente opção. E, mais tarde, se o negócio começar a crescer muito rápido e o SS já não suprir mais as necessidades, a mudança é bastante tranquila e menos burocrática.
Outra vantagem deste serviço é a flexibilidade – a grande maioria funciona 24 horas por dia, isso, claro, com um sistema de segurança reforçado, com câmeras de vigilância, seguranças/vigias e funcionários trabalhando. Qualquer hora do dia é possível ter acesso aos boxes, que são fechados com chave ou códigos de acesso.
Além disso, algumas empresas ainda oferecem espaços específicos para que sejam realizadas reuniões. Assim, o lojista não precisa se preocupar nem mesmo em ter um escritório formalizado. Para atender um fornecedor ou parceiro, basta entrar em contato com a empresa de SS e solicitar o espaço em determinado dia e horário.
Apesar de todos os pontos positivos e da constante popularização do serviço, antes de optar por adotá-lo, no entanto, é preciso avaliar a viabilidade disto. Se o lojista está alocado em uma cidade que conta com o serviço ou em alguma localidade próxima, é possível que compense mais do que para aqueles que estão longe, em cidades nas quais o Self Storage ainda não chegou.
Além disso, é preciso averiguar se a opção por este modelo desencadearia a necessidade de mudanças logísticas e quanto isso acabaria custando no final. Essa avaliação é, contudo, muito particular de cada negócio e este texto é, na verdade, um discurso geral, uma introdução ao assunto. De toda a forma, vale a reflexão e a pesquisa! Fique de olho nas soluções que o mercado oferece, empreendedor!