
Segredos sobre canais de vendas que alavancam resultados
É muito comum encontrarmos pequenos empreendedores optando por assumir a venda de portfólios conhecidos no mercado nacional e internacional. Essa decisão ganha corpo especialmente quando esses empresários começam a conhecer cada vez mais sobre a área em que atuam. Isso é algo bem comum quando tratamos da área da tecnologia.
Sim, vivemos um massivo avanço da transformação digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), hoje, negócios que utilizam pelo menos uma tecnologia no seu processo já representam 69% do total.
[caption id="attachment_125522" align="aligncenter" width="1000"]
Os canais de venda de maior sucesso no mercado possuem três semelhanças importantes. Saiba mais neste artigo.[/caption]
Por outro lado, para nós que atuamos dentro dessas grandes companhias, os canais de distribuição possuem um papel importante para manter a competitividade diante de um número cada vez mais elevado de concorrentes, incluindo empresas grandes e startups.
Há também a questão do perfil de venda do nosso nicho. O mercado de inovações para gestão pede a nossa atenção com a dor do cliente, com o seu cenário de mercado e até mesmo com a sua cultura tecnológica. Ou seja, lidamos com uma venda que precisa ser extremamente próxima e diagnóstica. Sendo assim, para atender a todo o Brasil, grandes companhias contam hoje com diversas estratégias, entre elas estão os canais de distribuição físicos e terceirizados.
E se o atendimento melhora, os impactos econômicos são ainda mais positivos. Dentro da minha experiência, posso afirmar que os canais de distribuição terceirizados podem contribuir com aproximadamente 30% do faturamento total de uma empresa. Em muitas ocasiões, esse número pode ser ainda maior.
O motivo desse crescimento acompanha, além da transformação digital, o aumento de 20% na migração de sistemas do servidor local para a nuvem, dado apontado pelo Gartner em relação às movimentações de 2020 para 2021.
